Por DudaNR
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#51408
Promulgada pela ONU em 1948, a Declaração Universal dos Direitos Humanos garante a todos os indivíduos o direito à Educação e ao bem estar social. Conquanto, uma parte da população brasileira é analfabeta, o que impossibilita que essa parcela da sociedade desfrute desse direito universal na prática.
Em primeira análise, aprender a ler e a escrever é, acima de qualquer coisa, uma oportunidade que uma pessoa tem para se sentir um pouco mais cidadã, e por esse motivo, é fundamental para um país, procurar condições para que a maior parte da população possa ser alfabetizada da melhor forma possível. Isto se dá pelo fato de que um cidadão devidamente alfabetizado é capaz de reunir condições para procurar por mais conhecimento e de escolher corretamente os rumos para o futuro, já que é por meio da escrita e da leitura que se formam melhores cidadãos.
Em segunda análise, a educação é o fator principal no desenvolvimento de um país. Hodiernamente, ocupando a nona posição na economia mundial, seria racional acreditar que o Brasil possui um sistema público de ensino eficiente. Contudo, a realidade é o oposto, segundo os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 38 milhões de brasileiros são analfabetos. Dessa forma, essas pessoas acabam sendo excluídas e ficando à margem da sociedade e assim não tendo as mesmas oportunidades que o restante da população.
Infere-se, portanto, que ainda há entraves para garantir a solidificação de políticas que visem a garantia dos direitos dos cidadãos. Dessa forma, necessita-se, urgentemente, que o Tribunal de Contas da União direcione capital que, por intermédio do Ministério da Educação, será investido no sistema público de ensino, através da construção de mais escolas e melhoria das que já existem. Desse modo, atenuar-se-á, em médio e longo prazo, o impacto nocivo do analfabetismo, e assim construindo um mundo melhor.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
76 Exibições
por Gaybro
2 Respostas 
92 Exibições
por Thabf08
0 Respostas 
74 Exibições
por Felipesim
3 Respostas 
121 Exibições
por Jp1358
0 Respostas 
52 Exibições
por annavlima1
0 Respostas 
113 Exibições
por alunakiara
1 Respostas 
99 Exibições
por Lauany25
0 Respostas 
3527 Exibições
por linsley
2 Respostas 
522 Exibições
por Skyme
5 Respostas 
939 Exibições
por Lauany25

A Constituição federal de 1988 no ar[…]

A Constituição federal de 1988 no ar[…]

O Brasil, diante da democratização d[…]

No que concerne a democracia na era digital, &eacu[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM