Por EllenSts15
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Ulysses Guimarães - ex deputado federal e participante da assembléia constituinte - ao promulgar a constituição Federal de 1988, que está em vigor até os dias atuais, fez um discurso marcante com a promessa de tornar a Carta Magna a voz da sociedade rumo à mudança. No entanto, no que diz a respeito do analfabetismo, vê-se que a população brasileira ainda enfrentam barreiras no Brasil. Nesse caso é lícito destacar como principais causas do problema a desigualdade e a evasão escolar.
Sob essa perspectiva, convém enfatizar que a desigualdade está entre as principais causas do revés, já que a nação brasileira está em sétimo lugar entre os países mais desiguais do mundo, segundo o PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento).
Além disso, vale ressaltar a evasão escolar como mais um dos fatores que agravam a problemática, visto que muitos alunos abandonam as escolas por falta de interesse, ou até mesmo por conta da situação econômica. De acordo com o filósofo Kant, o ser humano é o resultado da educação que teve. Nesse contexto, nota-se que, sem o conhecimento, as pessoas que estudaram não terão dificuldades na sua rotina, enquanto os que não sabem ler e escrever não vão saber resolver os acontecimentos do cotidiano.
Portanto, uma intervenção faz-se necessária. É preciso que as prefeituras, se envolvam mais e certifiquem-se que os estudantes estão tendo acesso a uma educação básica de qualidade. Ademais, é preciso que os professores se reúnam e avaliem os alunos, para isso é necessário que o corpo docente seja capacitado para detectar o problema e buscar formas de resolvê-lo. A partir dessas ações poderá se consolidar um Brasil melhor.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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