Diante desse cenário, a alfabetização é o caminho de garantia de perspectiva de vida. Nesse sentido, Paulo Freire desenvolveu a obra "Pedagogia do Oprimido" e fez a defesa de que a educação seria capaz de libertar o indivíduo da opressão social. Todavia, a falta dela pode prejudicar o ideal proposto por Freire, visto que o atraso educacional torna inviável a entrada no ensino superior e também a entrada no mercado de trabalho. Assim, enquanto o analfabetismo for a regra, a igualdade será a exceção.
Nesse contexto, a filósofa Simone de Beauvior desenvolveu o conceito conhecido como Invisibilidade Social, que trata a respeito ao processo de apagamento e de marginalização sofrido por grupos excluídos. Dessa forma, o analfabetismo é algo que contribui para a invisibilidade denunciada por Beauvior, trazendo o fato que as pessoas que não sabem ler consequentemente não alcançam bons empregos e não possuem acesso à renda e se encontram na posição de opressão. Desse jeito, a falta do letramento da sociedade, contribui para a desigualdade social.
Diante dos argumentos supracitados, é de suma importância a resolução desse impasse. Em consequência disso, é dever do Governo Federal, juntamente com o Ministério da Educação promover a ministração de palestras visando a importância da educação para os indivíduos e como a privação dela às deixa a margem da sociedade. Tornando assim, válida a afirmação de Kant de que o ser humano é o que a educação faz dele.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada