Por Luyang
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“A Hora da Estrela", publicado em 1977 pela escritora brasileira Clarice Lispector, traz reflexões quando, no decorrer da trama, apresenta uma das personagens trabalhando com datilografia e, mesmo assim, não conseguindo interpretar textos. A partir disto, são levantadas questões sobre a maneira a qual os alunos são ensinados e como isso vem refletindo no seu desempenho na hora de interpretar e montar textos básicos.
Em primeiro lugar, cita-se a colonização brasileira. Quando colonizado, o Brasil foi fortemente influenciando, tendo as minorias rebaixadas e seus direitos negados, como uma educação boa e estudos promissores, algo que somente a burguesia explorava. Como reflexo disto, hoje em dia as classes mais baixas ainda se sentem oprimidas e não merecedoras de tais direitos, muitas vezes deixando o medo de humilhação falar mais alto do que a sua vontade de estudar algo superior, focando somente no básico, que não é de muita ajuda atualmente.
Em segundo lugar, fala-se da disparidade regional, na qual também foi fortemente influenciada pelo passado, quando os estados da Região Sudeste foram mais privilegiados pela modernização e acabaram ganhando maior atenção, deixando os estados da Região Nordeste mais afetados e prejudicados, com mais de dezesseis por cento da população analfabeta. Apesar de saberem os princípios básicos do português, quando se explora os textos, cerca de 38 milhões de brasileiros não possuem qualificações exatas para interpretá-los.
A partir de umas das frases importantes de Sêneca “A educação exige os maiores cuidados, porque influi sobre toda a vida”, percebe-se que a solução para este problema está em uma melhor educação, tanto nas escolas como em outras redes de ensino. Ademais, cabe ao MEC em conjunto com as escolas, desenvolverem métodos para o letramento adequado, seja a partir de textos simples ou obras literárias, visando ajudar na interpretação e articulação das próprias ideias do alunos, para que assim, eles sejam capazes de exercitar seu cérebro e conseguirem um melhor desempenho em quaisquer situações.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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