A princípio, é importante ressaltar que o problema é causado principalmente pelo pensamento egocêntrico de algumas pessoas, que consideram sua religião como a única e correta a ser seguida, desrespeitando as demais religiões ou mesmo quem não possui algum tipo de crença. De acordo com a Constituição Federal de 1988, todos os indivíduos têm o direito à liberdade de expressão, desde que não transgrida os limites sociais. Assim, é evidente que todos podem seguir determinada crença, desde que não atinja alguém fisicamente ou verbalmente.
Ademais, outra causa preponderante para a perpetuação da intolerância religiosa é o silenciamento a respeito da laicidade do Estado. Por conseguinte, tal perspectiva se aproxima do pensamento de Immanuel Kant, “se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda”. Porquanto, o assunto é pouco explorado por instituições de ensino desde a infância, assim como no âmbito familiar, que tem o papel de preparar e ensinar os indivíduos a respeitar cada doutrina religiosa. Logo, um amplo debate sobre a questão é capaz de impulsionar a mudança.
Depreende-se, portanto, que medidas necessitam ser tomadas para resolver esse impasse de forma eficiente. Dessa forma, é imprescindível que o Poder Executivo, em conjunto com a sociedade, administre e proteja os interesses públicos, por meio da execução das leis já vigentes de forma mais rígida a respeito da intolerância religiosa e amplie o debate em escolas, convidando pais e alunos, afim de combater o problema, assegurando respeito, igualdade e liberdade de expressão sem atingir o próximo. Dessa maneira, a ideia de São Tomás de Aquino será concretizada.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.