Em primeira análise, compreende-se o enriquecimento como um fator fundamental para a conquista da igualdade, que por sua vez, é um fator primordial no combate ao racismo. Hobiernamente, ocupando a nona posição na economia mundial, seria racional acreditar que o Brasil permite oportunidades de ascensão financeira à todos os indivíduos. Contudo, a realidade é que justamente o oposto e o resultado disso é claramente refletido na desigualdade econômica e racial. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, pretos e pardos tem, em geral, metade da renda diária de indivíduos brancos. Diante do exposto, evidência uma clara desvantagem racial no Brasil, fruto de um século de leis burocráticas que dificultam a criação de empregos, tributação sobre consumo - algo que inevitavelmente atinge de forma injusta os mais pobres - e políticas inflacionários, que em regra, criam ainda mais desigualdade. Assim, entende-se que fatores políticos e econômicos acentuam a desigualdade e por consequência, o racismo.
Faz-se mister, ainda, salientar a educação como impulsionador da problemática. De acordo com o economista e diplomata brasileiro, Roberto Campos, as deficiências da educação básica prejudicam a formação acadêmica dos indivíduos de baixa renda - compostos principalmente por afrodescendentes. Nota-se que o enriquecimento está intrinsecamente relacionado ao ensino, tendo em vista a fundamental necessidade da qualificação da "mão de obra", além da instrução financeira dos indivíduos. Em contraponto a isso, o Brasil é hoje, por volta do 65° país na avaliação da educação feita pelo PISA. Diante disso, torna-se essencial a priorização de investimento no ensino fundamental, o que ao longo prazo, permite uma justa concorrência de pessoas de diferente classe social, e diminuindo a desigualdade racial.
Infere-se, portanto, que ainda há entraves para a eliminação do racismo na sociedade brasileira. Dessa maneira, urge que o Parlamento Brasileiro deve realizar estudos afim de realizar reformas estruturais que permitam a ascensão financeira de pessoas pobres, a exemplo de países como a Nova Zelândia e Estônia, com baixo nível de desigualdade. Além disso, é fundamental que a sociedade cobre do poder executivo, municipal, estadual e federal, por meio de manifestações pacíficas, a priorização de recursos orçamentários na educação básica, visando a correção das diversas deficiências do ensino público brasileiro. Dessa forma, o Brasil diminuiria não apenas a desigualdade, como também o racismo.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.