Disque 100, nos últimos 8 anos houve um crescimento no número de casos por discriminação religiosa, sendo sua maioria por vítimas de religiões de matrizes africanas. Logo, algo a ser levantado é, porque os santos católicos são tão bem vistos pela maioria das pessoas e os deuses do candomblé não, despertando atitudes violentas em outros?
Isso é devido à época colonial, onde os africanos eram escravizados por sua cor de pele e cultura, o que nos olhos dos europeus, que eram em sua maioria cristã e branca, não era bem visto, enquanto jesuítas espalharam e estimulavam a adoção do cristianismo por todo o Brasil. Em outros termos, ainda temos na sociedade de maneira tácita ou evidente que o racismo religioso é estrutural e historicamente favorece a religiosidade “branca” cristã. E isso está tão enraizado no racismo histórico que, geralmente os insultos, violência e outras formas de agressão à religião, abordam também insultos raciais. Por exemplo, ultimamente tem ocorrido muitos ataques a terreiros de candomblé, uma religião naturalmente preta e de origem africana a qual é maior alvo de violência verbal, física, moral, entre outros. Há também um termo muito vulgar e ignorante a essa religião que é a “macumba”, uma palavra usada por pessoas preconceituosas e desinformadas para
designar as suas culturas e devoções. Mas isso passa de apenas uma intolerância religiosa, já que o mesmo não acontece com religiões originais europeias e consequentemente há maior participação branca, onde pode haver mais de uma presença divina e não é tão alvo de críticas e violência
Em virtude dos fatos mencionados, faz se necessários de medidas para amenizar a problemática. Escolas têm que dar elementos para que as crianças sejam críticas e tolerantes com fins educativos, por meio de livros cômicos e didáticos oferecidos pelo governo, além de aulas explicativas sobre intolerância religiosa e outras temáticas. Espera-se com essa ação, a diminuição dos casos de intolerância religiosa no Brasil.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada