Por Daibarbosa04
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#41584
No livro "As vantagens de ser invisível", um romance de Stephen Chbosky, é revelado que o protagonista Charlie foi abusado por sua tia quando ele era criança. Embora seja uma obra ficcional da década de 90, o livro apresenta características semelhantes ao atual contexto brasileiro, pois, assim como na obra, os casos de abuso sexual infantil são frequentes. Dessa forma, é preciso buscar caminhos para erradicar esse quadro, visto que, além de ser causado principalmente por conhecidos da criança, afeta seu desenvolvimento psicologico.

Em princípio, cabe analisar o papel da família no direito dos menores de acordo com a Constituição Federal. Segundo seu 227º artigo, é dever da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente o direito à dignidade e colocá-los a salvo de toda forma de violência. Nesse contexto, a violência sexual infantil realizada por membros ou conhecidos da família, o que representa, segundo pesquisas, cerca de 70% dos casos, fere gravemente a Constituição. Verifica-se, portanto, o quão comum é o sofrimento que as crianças presenciam dentro de próprias casas.

Outrossim, é valido ressaltar que, conforme John Stuart Mill, o indivíduo é soberano sobre seu corpo e mente. Análogo a isso, os abusos cometidos contra crianças vai de encontro ao pensamento de Mill, visto que não respeita a vontade das vítimas, causando danos físicos e mentais, como depressão, baixa auto-estima e propensão ao suicídio. Com base nisso, a agressão sexual infantil não só é prejudicial à saúde física como também à psicológica.

Assim, faz-se necessária a atuação dos Ministérios da Justiça e da Educação — responsáveis por garantir o cumprimento da constituição e por cuidar do sistema educacional, respectivamente — para conscientizar os jovens a cerca da importância de reconhecer e denunciar os casos de abusos, o que deve ser feito por meio de palestras nas escolas de ensino fundamental e médio, a fim de fazer valer a lei e, de forma gradual, diminuir os casos de violência. Dessa forma, casos como o de Charlie serão cada vez menos frequentes.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

Avatar do usuário
Por GlendaMorais
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#41589
@Daibarbosa04 Claro! Me dê alguns instantes que enviarei a correção tá?!

Paz, mesmo havendo guerra..
Educação, apesar da ignorância...
Amor, ao inves de qualquer ódio...
P.s. A procura dessa amor.... :/ :idea:
0
Avatar do usuário
Por GlendaMorais
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#41593
Contextualização
Apresentação do tema
Tese
Termos coesivos
Tópico Frasal
Dados
Argumentação
Arrematação da Tese
Elementos da proposta de intervenção
Frase de efeito
Comentários


No livro "As vantagens de ser invisível", um romance de Stephen Chbosky, é revelado que o protagonista Charlie foi abusado por sua tia quando ele era criança. Embora seja uma obra ficcional da década de 90, o livro apresenta características semelhantes ao atual contexto brasileiro, pois, assim como na obra, os casos de abuso sexual infantil são frequentes. Dessa forma, é preciso buscar caminhos para erradicar esse quadro, visto que, além de ser causado principalmente por conhecidos da criança, afeta seu desenvolvimento psicologico( psicológico).(Boa, você contextualizou e apresentou o tema. Porém, estamos falando dos caminhos para erradicar o abuso sexual, logo a tese tem que se referir a isso, o que se tem que fazer para diminuir os casos de abusos? Você falou as causas do abuso! Cuidado para não tangenciar do tema ok!)

Em princípio, cabe analisar o papel da família no direito dos menores de acordo com a Constituição Federal. Segundo seu 227º artigo, é dever da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente o direito à dignidade e colocá-los a salvo de toda forma de violência. Nesse contexto, a violência sexual infantil realizada por membros ou conhecidos da família, o que representa, segundo pesquisas, cerca de 70% dos casos, fere gravemente a Constituição. Verifica-se, portanto, o quão comum é o sofrimento que as crianças presenciam dentro de próprias casas.( Faltou nesse desenvolvimento 1 a argumentação! Você colocou os meios comprovativos, porém não dialogou! E novamente, estamos falando de erradicar o abuso, como esse contexto atual se relaciona com essa prerrogativa, como solucionar?!)

Outrossim, é valido ressaltar que, conforme John Stuart Mill, o indivíduo é soberano sobre seu corpo e mente. Análogo a(à) isso, os abusos cometidos contra crianças vai de encontro ao pensamento de Mill, visto que não respeita a vontade das vítimas, causando danos físicos e mentais, como depressão, baixa auto-estima e propensão ao suicídio. Com base nisso, a agressão sexual infantil não só é prejudicial à saúde física como também à psicológica
.( Argumentação pertinente, válida, porém rasa! Explore melhor suas ideias, se aprofunde mais! No mais, apresenta o mesmo problema novamente. No que se relaciona com a erradicação??!)

Assim,( Faltou arrematar a tese!) faz-se necessária a atuação dos Ministérios da Justiça e da Educação( Agente) — responsáveis por garantir o cumprimento da constituição e por cuidar do sistema educacional, respectivamente — para conscientizar os jovens a cerca da importância de reconhecer e denunciar os casos de abusos(Ação), o que deve ser feito por meio de palestras nas escolas de ensino fundamental e médio(Meio), a fim de fazer valer a lei e, de forma gradual, diminuir os casos de violência(Finalidade). Dessa forma, casos como o de Charlie serão cada vez menos frequentes.( Conclusão incompleta! Faltou o detalhamento da ação!)

Sua redação ainda precisa de alguns elementos importantes e diante de tudo de uma boa interpretação da porposta para a elaboração da mesma. No mais, você tá evoluindo, mas continue praticando ok! Gostei muito da sua introdução e conclusão. Você também argumenta muito bem. Exercite sua escrita e foque nos aspectos positivos.
Qualquer coisa, tamo ai.
Espero a prósima correção! Bjs ;)

Paz, mesmo havendo guerra..
Educação, apesar da ignorância...
Amor, ao inves de qualquer ódio...
P.s. A procura dessa amor.... :/ :idea:
0
Por Higorrair
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#43080
Olá @Daibarbosa04, , como já existe uma boa correção, farei algumas observações com foco no conteúdo.

"No livro "As vantagens de ser invisível", um romance de Stephen Chbosky, é revelado que o protagonista Charlie foi abusado por sua tia quando ele era criança. Embora seja uma obra ficcional da década de 90, o livro apresenta características semelhantes ao atual contexto brasileiro, pois, assim como na obra, os casos de abuso sexual infantil são frequentes. Dessa forma, é preciso buscar caminhos para erradicar esse quadro, visto que, além de ser causado principalmente por conhecidos da criança, afeta seu desenvolvimento psicologico. "

- O repertório utilizado é válido, porém achei muito vago. Poderia pelo menos abordar o desfecho do caso, esclarecer se houve uma punição ou consequências à vítima...

"Em princípio, cabe analisar o papel da família no direito dos menores de acordo com a Constituição Federal. Segundo seu 227º artigo, é dever da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente o direito à dignidade e colocá-los a salvo de toda forma de violência. Nesse contexto, a violência sexual infantil realizada por membros ou conhecidos da família, o que representa, (1)segundo pesquisas, cerca de 70% dos casos, fere gravemente a Constituição. Verifica-se, portanto, o quão comum é o sofrimento que as crianças presenciam dentro de próprias casas."

-(1) Apresente de onde esse dado foi retirado.
- A argumentação está muito rasa. Apenas apresenta afirmações e pouco desenvolve a partir do seu senso crítico.
- Recomendações: Poderia explicar como acontece ou os motivos que levam ao abuso sexual familiar. Se é, por exemplo, um fator histórico; Qual o peso das relações de divórcio; O que impede a resolução de tal prática, etc.

-

Outrossim, é valido ressaltar que, conforme John Stuart Mill, o indivíduo é soberano sobre seu corpo e mente. (1)Análogo a isso, os abusos cometidos contra crianças vai de (2)encontro ao pensamento de Mill, visto que não respeita (respeitam)a vontade das vítimas, causando danos físicos e mentais, como depressão, baixa auto-estima e propensão ao suicídio. Com base nisso, a agressão sexual infantil não só é prejudicial à saúde física como também à psicológica.

- (1) Conectivo empregado de forma equivocada, pois se John defende a autonomia do indivíduo sobre o corpo, o abuso não é algo análogo a esse pensamento. Mas sim uma forma contrária.
- (2) Para aumentar a argumentação, poderia ser esclarecido que consiste em um encontro negativo, já que são perspectivas contrárias.
- A argumentação está rasa, talvez a forma de organização do parágrafo tenha sido um fator para isso.


Dicas para a argumentação:
- Não deixe lacunas, o texto precisa ser autônomo, com as ideias desenvolvidas.
- Faça sempre a seguinte pergunta: Consegui convencer o leitor de que essas são as causas/consequências do problema?
- É muito importante utilizar adjetivos e advérbios para marcar posicionamento (notas na C3).

Breves comentários, mas espero poder ajudar de alguma forma.
-
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
90 Exibições
por FoconaMed
11 Respostas 
660 Exibições
por Alunaaaamed
2 Respostas 
88 Exibições
por Welly
Abuso e exploração sexual infantil
por Antonio1112    - In: Outros temas
2 Respostas 
207 Exibições
por Antonio1112
3 Respostas 
842 Exibições
por OlrenBeat
3 Respostas 
187 Exibições
por Felipe082
0 Respostas 
198 Exibições
por Bibizinha006
0 Respostas 
109 Exibições
por madu0090
0 Respostas 
172 Exibições
por Lyh
0 Respostas 
101 Exibições
por oieanderson

O longa-metragem "The Normal Heart&qu[…]

A Constituição federal de 1988 no ar[…]

A Constituição federal de 1988 no ar[…]

O Brasil, diante da democratização d[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM