Em princípio, cabe analisar o papel da família no direito dos menores de acordo com a Constituição Federal. Segundo seu 227º artigo, é dever da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente o direito à dignidade e colocá-los a salvo de toda forma de violência. Nesse contexto, a violência sexual infantil realizada por membros ou conhecidos da família, o que representa, segundo pesquisas, cerca de 70% dos casos, fere gravemente a Constituição. Verifica-se, portanto, o quão comum é o sofrimento que as crianças presenciam dentro de próprias casas.
Outrossim, é valido ressaltar que, conforme John Stuart Mill, o indivíduo é soberano sobre seu corpo e mente. Análogo a isso, os abusos cometidos contra crianças vai de encontro ao pensamento de Mill, visto que não respeita a vontade das vítimas, causando danos físicos e mentais, como depressão, baixa auto-estima e propensão ao suicídio. Com base nisso, a agressão sexual infantil não só é prejudicial à saúde física como também à psicológica.
Assim, faz-se necessária a atuação dos Ministérios da Justiça e da Educação — responsáveis por garantir o cumprimento da constituição e por cuidar do sistema educacional, respectivamente — para conscientizar os jovens a cerca da importância de reconhecer e denunciar os casos de abusos, o que deve ser feito por meio de palestras nas escolas de ensino fundamental e médio, a fim de fazer valer a lei e, de forma gradual, diminuir os casos de violência. Dessa forma, casos como o de Charlie serão cada vez menos frequentes.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.