Primeiramente, é imprescindível pontuar que, pela Constituição Federal de 1988, cabe aos governos estaduais a missão de gerir e administrar a captação e distribuição de água, embora o governo federal também precise atuar por intermédio do fornecimento de verbas públicas e obras interestaduais. Nesse sentido, alguns governos, por questões administrativas ou até políticas, podem apresentar algumas falhas, principalmente no que se refere ao planejamento no manejo dos recursos hídricos. Desse modo, faz-se mister a reformulação dessa postura estatal de forma urgente.
Além disso, é contundente ressaltar que, o aumento do consumo de água também pode ser apontado como promotor do problema. De acordo com a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), o uso da água deverá crescer 24% até 2030, superando a marca de 2,5 milhões de litros por segundo. Partindo desse pressuposto, percebe-se que o crescimento populacional, industrial e da agricultura é o principal fator na demanda crescente por recursos hídricos.
Portanto, medidas exequíveis são necessárias para conter o avanço da problemática na sociedade brasileira. Para tanto, necessita-se, urgentemente, que o Tribunal de Contas da União direcione capital que, por intermédio do Ministério do Meio Ambiente, será revertido em pesquisa, projetos e campanhas sociais através da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico e dos veículos de comunicação, com o objetivo de amenizar e conscientizar, em médio a longo prazo, o impacto nocivo da escassez da água. Assim espera-se que a profecia de Zweig seja solidificada no Brasil.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada