Avatar do usuário
Por Alunaaaamed
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#120280
"Utopia", a famosa obra do escritor britânico Thomas More, retrata uma sociedade perfeita, ausente de problemas sociais. Porém, a realidade brasileira é adversa à idealizada na obra, pois o perigo da escassez da água no Brasil defronta diversos entraves. Logo, cabe analisar as causas dessa conjuntura: a negligência governamental e a omissão da sociedade.

Nesse contexto, em primeiro plano, é preciso atentar-se para o desleixo governamental . Para Thomas Hobbes, filósofo inglês, o Estado é responsável por garantir o bem-estar da população. Entretanto, tal responsabilidade não está sendo honrada, visto que ao invés da máquina estatal proporcionar políticas públicas ,como projetos que busquem conscientizar a sociedade em torno do uso inconsciente em relação a água,ela investe no agronegócio, já que fortalece a máquina estatal economicamente.Assim, para que o bem-estar seja usufruído, o Estado precisa sair da inércia em que se encontra.

Ademais, a indiferença social é outro obstáculo a ser superado. Segundo a Agência Nacional de Águas (ANA), o sistema de abastecimento de água potável gera 37% de perdas, em média. Nessa lógica, na maioria das vezes, a perda de água acontece pelo alto consumo da sociedade,que não preserva esse recurso natural, isto é notório, na poluição dos oceanos,por exemplo,essa poluição agrava a problema,haja vista que essa água não pode ser consumida pelos demais indivíduos brasileiros,por conta que pode gerar diversas doenças,como a Diarreia e a Hepatite A.Dessa maneira, medidas eficientes precisam ser adotadas.

Há de se combater, portanto, o desafio. Nesse viés, a mídia, responsável por promover informação à população, deve discutir alternativas para diminuir a poluição da água, por meio de reportagens. Essa iniciativa terá a finalidade de mobilizar o Estado, que, por sua vez, promoverá mais investimentos política públicas que conscientizem o corpo civil brasilero a usar á água de modo consciente . Desse modo, certamente, o cenário brasileiro estará mais próximo do idealizado por More.

@Higorvaz
@Mylike
@Casey12
@Felipe082
@Gi69
Poderiam corrigir essa redação?,por favor!!!
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Avatar do usuário
Por elizasolanum
Quantidade de postagens
#120285
Oii! Vou corrigir de acordo com o que eu sei (posso estar errada em alguns pontos)

Competência 1 - 160 pontos
Você possui um bom domínio da escrita formal mas há alguns desvios gramaticais e falhas na estrutura sintática. Não estou contanto alguns erros de português pois estou considerando que tenham sido apenas falhas na hora de digitar e que no papel não aconteceriam.

Ex 1: "Nessa lógica, na maioria das vezes, a perda de água acontece pelo alto consumo da sociedade,que não preserva esse recurso natural, [1] isto é notório, [2] na poluição dos oceanos,por exemplo,essa poluição agrava a problema [3],haja vista que essa água não pode ser consumida pelos demais indivíduos brasileiros,por conta que [4] pode gerar diversas doenças,como a Diarreia e a Hepatite A [5]..."

[1]: Acho que o seu período ficou muito extenso. Seria interessante colocar um ponto final para o separar.

[2]: Não precisa de vírgula aqui

[3]: Agrava o problema* mas acredito que tenha sido só algum erro ao digitar.

[4]: Por conta de que*

[5]: diarreia e hepatite A (com a inicial minúscula)

Ex 2: "promoverá mais investimentos política [6] públicas que conscientizem o corpo civil brasilero [7] a usar á água [8] de modo consciente..."

[6]: políticas*

[7]: brasileiro*

[8]: a usar a água*

Competência 2 - 160 pontos
Excelente introdução, conseguiu apresentar as duas teses.

Compreendeu a proposta e relacionou bem o repertório ao tema em ambos desenvolvimentos

Competência 3 - 120 pontos
No desenvolvimento 1 poderia aprofundar um pouco mais sobre como o Estado negligência o problema, e já que falou do agronegócio, caberia falar sobre os impactos negativos deste, relacionando ao tema para sustentar o seu argumento. Por exemplo, poderia falar das grandes quantidades de água são usadas.

No desenvolvimento 2 poderia dar mais ênfase em como a sociedade desperdiça a água no geral, caberiam mais alguns exemplos além da poluição dos oceanos.

Competência 4 - 160 pontos
Apresenta boa quantidade de recursos coesivos.

Notei uma repetição que pode prejudicar a fluência do seu texto:

Ex 1: "visto que ao invés da máquina estatal proporcionar políticas públicas ,como projetos que busquem conscientizar a sociedade em torno do uso inconsciente em relação a água,ela investe no agronegócio, já que fortalece a máquina estatal [9] economicamente..."

[9]: Aqui poderia ter substituído por "já que a fortalece economicamente", sem precisar repetir o sujeito novamente.

Competência 5 - 200 pontos
A proposta de intervenção ficou completinha, parabéns!

NOTA: 800

Parabéns! Continue escrevendo e reveja os pontos que eu mencionei. <3
1
Avatar do usuário
Por Alunaaaamed
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#120286
elizasolanum escreveu:Oii! Vou corrigir de acordo com o que eu sei (posso estar errada em alguns pontos)

Competência 1 - 160 pontos
Você possui um bom domínio da escrita formal mas há alguns desvios gramaticais e falhas na estrutura sintática. Não estou contanto alguns erros de português pois estou considerando que tenham sido apenas falhas na hora de digitar e que no papel não aconteceriam.

Ex 1: "Nessa lógica, na maioria das vezes, a perda de água acontece pelo alto consumo da sociedade,que não preserva esse recurso natural, [1] isto é notório, [2] na poluição dos oceanos,por exemplo,essa poluição agrava a problema [3],haja vista que essa água não pode ser consumida pelos demais indivíduos brasileiros,por conta que [4] pode gerar diversas doenças,como a Diarreia e a Hepatite A [5]..."

[1]: Acho que o seu período ficou muito extenso. Seria interessante colocar um ponto final para o separar.

[2]: Não precisa de vírgula aqui

[3]: Agrava o problema* mas acredito que tenha sido só algum erro ao digitar.

[4]: Por conta de que*

[5]: diarreia e hepatite A (com a inicial minúscula)

Ex 2: "promoverá mais investimentos política [6] públicas que conscientizem o corpo civil brasilero [7] a usar á água [8] de modo consciente..."

[6]: políticas*

[7]: brasileiro*

[8]: a usar a água*

Competência 2 - 160 pontos
Excelente introdução, conseguiu apresentar as duas teses.

Compreendeu a proposta e relacionou bem o repertório ao tema em ambos desenvolvimentos

Competência 3 - 120 pontos
No desenvolvimento 1 poderia aprofundar um pouco mais sobre como o Estado negligência o problema, e já que falou do agronegócio, caberia falar sobre os impactos negativos deste, relacionando ao tema para sustentar o seu argumento. Por exemplo, poderia falar das grandes quantidades de água são usadas.

No desenvolvimento 2 poderia dar mais ênfase em como a sociedade desperdiça a água no geral, caberiam mais alguns exemplos além da poluição dos oceanos.

Competência 4 - 160 pontos
Apresenta boa quantidade de recursos coesivos.

Notei uma repetição que pode prejudicar a fluência do seu texto:

Ex 1: "visto que ao invés da máquina estatal proporcionar políticas públicas ,como projetos que busquem conscientizar a sociedade em torno do uso inconsciente em relação a água,ela investe no agronegócio, já que fortalece a máquina estatal [9] economicamente..."

[9]: Aqui poderia ter substituído por "já que a fortalece economicamente", sem precisar repetir o sujeito novamente.

Competência 5 - 200 pontos
A proposta de intervenção ficou completinha, parabéns!

NOTA: 800

Parabéns! Continue escrevendo e reveja os pontos que eu mencionei. <3
Certo, muito obrigada
1
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
82 Exibições
por iarley00
0 Respostas 
104 Exibições
por iarley00
0 Respostas 
93 Exibições
por vitoriacarv
0 Respostas 
55 Exibições
por barbarageres
A escassez de Água
por Alaneeatriz    - In: Outros temas
0 Respostas 
101 Exibições
por Alaneeatriz
0 Respostas 
96 Exibições
por nubank
0 Respostas 
187 Exibições
por miihwithrock
0 Respostas 
175 Exibições
por giovannafc
O perigo da inteligência artificial no mundo
por Nyelless    - In: Outros temas
0 Respostas 
74 Exibições
por Nyelless
5 Respostas 
274 Exibições
por Kayokrys

É previsto na Constituição Fe[…]

De acordo com a premissa da Lei LGPD, destaca-se q[…]

Pessoal

Meu nome é João Lucas Lopes Ferreira[…]

Pessoal

Meu nome é João Lucas Lopes Ferreira[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM