Em primeira análise, é fundamental ressaltar que as propagandas de cigarros na mídia influenciam o jovem a querer experimentar. De acordo com o francês Pierre Bourdieu, ‘’Aquilo que foi criado para ser um instrumento de democracia, não deve ser convertido em uma ferramenta de manipulação’’. Nesse viés, o adolescente é manipulado pelo anúncio da rede social ou até mesmo pelo o filme, como, o protagonista Trench Mauser do filme ‘’Os Mercenários’’, no qual durante a longa-metragem usufrui do tabagismo, ou seja, se opõe a concepção de Bourdieu, visto que, é inaceitável utilizar esse instrumento para estimular o hábito de fumar. Assim, tem-se como consequência prejuízos à saúde.
Ademais, outro fator importante é que alguns filhos começam usufruir do tabagismo por conta do hábito familiar. Segundo a teoria da tábula rasa, do filósofo John Locke, “O ser humano é como uma tela em branco que é preenchida por experiências e influências”. Nesse sentido, no desenvolvimento desses jovens os pais é que oferecem a educação e, principalmente, os seus costumes, assim, onde há uma convergência com o pensamento de Locke, dado que essa convivência faz com que os filhos passem a ser fumantes ativos ou passivos o que é extremamente preocupante. Por conseguinte, essa habitude pode passar a ser hereditária e propiciar doenças respiratórias, como câncer de pulmão.
Torna-se evidente, portanto, que é necessário combater o tabagismo entre os jovens. Logo, é de suma importância que a Mídia – responsável pela circulação de propagandas – deve denúncia a propagação de anúncios sobre o tabagismo, por intermédio do Ministério da Saúde, que vai oferecer a fiscalização e, principalmente, promover campanhas televisionadas sobre a prevenção e combate ao uso do cigarro, com o apoio de médicos clínicos e psicólogos que abordará o tema, a fim de que os jovens não se tornem fumantes e, portanto, fiquem informados sobre os malefícios para comunicar outras pessoas também. Desse modo, a sociedade em conjunto alcançará a utopia de Platão.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 196
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 196
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 192
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.