Em primeiro plano, o desrespeito em relação ao uso do nome social se deve à falta de debate sobre o assunto. Segundo Michel Foucault – renomado pensador francês -, alguns temas são silenciados para que estruturas de poder sejam mantidas. Nessa linha de pensamento, o nome social – geralmente utilizados pela comunidade LGBT -, não é na maioria das vezes aceito na sociedade já que poucos sabem e entendem sobre, o que deixa a questão sem ser debatida e, consequentemente, pouquíssimos entendem a importância do nome social principalmente para as pessoas transexuais por exemplo, que podem preferir ter nomes que diferem de seu gênero, sejam femininos, sejam masculinos. Dessa maneira, debater sobre o tema de forma respeitosa e compreensiva é de suma importância.
Em segundo plano, os indivíduos que não compreendem são os que muitas vezes se sentem superiores a tal comunidade. De acordo com Samuel Johnson – escritor e pensador inglês -, quando dois homens ocupam um mesmo espaço, um deles conquistará uma evidente superioridade em relação ao outro, não importando o motivo. Por essa ótica, pode-se entender a questão do nome social de forma parecida com esse pensamento, pois pessoas não compreensivas nessa questão podem reprimir e rejeitar tais desejos de outras que se sentem bem sendo chamadas por um nome não registrado seu, mas que a traz uma maior identidade. Desse modo, a sensação de superioridade deve ser evitada, pois a compreensão dos demais cidadãos deve ser maior.
Portanto, intervir sobre a questão do uso do nome social é de extrema necessidade. Para isso, o Ministério da Educação deve promover rodas de conversas e debate sobre o nome social nas escolas desde o ensino fundamental, por meio da ajuda de psicólogos e especialistas no assunto. Essa ação deve ser feita durante o período matutino, vespertino e noturno e com a presença dos responsáveis tanto de alunos do ensino fundamental quanto do ensino médio, a fim de que pais e filhos possam compreender a importância de se falar sobre o assunto e em casos de presenciarem uma não identidade com o próprio nome serem capazes de aceitar o fato. Dessa forma, a intervenção nessa questão ajudará também a diminuir a sensação de superioridade do próprio público-alvo que presenciará e fará parte do debate. Assim, a Constituição Federativa de 1988 será colocada realmente em prática.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 193
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 173
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.