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#41518
O artigo 5° da Constituição Federal de 1988 afirma que todos os indivíduos são iguais e devem possuir os mesmos direitos. No entanto, no que concerne ao uso do nome social no Brasil, o direito não é defendido tanto na prática e vai de desencontro à Constituição, pois o grupo LGBTQI+ sofre em decorrência de alguns fatores. Nesse sentido, observa-se um problema delicado que é alimentado pelo silenciamento e pela sensação de superioridade por parte dos demais cidadãos.

Em primeiro plano, o desrespeito em relação ao uso do nome social se deve à falta de debate sobre o assunto. Segundo Michel Foucault – renomado pensador francês -, alguns temas são silenciados para que estruturas de poder sejam mantidas. Nessa linha de pensamento, o nome social – geralmente utilizados pela comunidade LGBT -, não é na maioria das vezes aceito na sociedade já que poucos sabem e entendem sobre, o que deixa a questão sem ser debatida e, consequentemente, pouquíssimos entendem a importância do nome social principalmente para as pessoas transexuais por exemplo, que podem preferir ter nomes que diferem de seu gênero, sejam femininos, sejam masculinos. Dessa maneira, debater sobre o tema de forma respeitosa e compreensiva é de suma importância.

Em segundo plano, os indivíduos que não compreendem são os que muitas vezes se sentem superiores a tal comunidade. De acordo com Samuel Johnson – escritor e pensador inglês -, quando dois homens ocupam um mesmo espaço, um deles conquistará uma evidente superioridade em relação ao outro, não importando o motivo. Por essa ótica, pode-se entender a questão do nome social de forma parecida com esse pensamento, pois pessoas não compreensivas nessa questão podem reprimir e rejeitar tais desejos de outras que se sentem bem sendo chamadas por um nome não registrado seu, mas que a traz uma maior identidade. Desse modo, a sensação de superioridade deve ser evitada, pois a compreensão dos demais cidadãos deve ser maior.

Portanto, intervir sobre a questão do uso do nome social é de extrema necessidade. Para isso, o Ministério da Educação deve promover rodas de conversas e debate sobre o nome social nas escolas desde o ensino fundamental, por meio da ajuda de psicólogos e especialistas no assunto. Essa ação deve ser feita durante o período matutino, vespertino e noturno e com a presença dos responsáveis tanto de alunos do ensino fundamental quanto do ensino médio, a fim de que pais e filhos possam compreender a importância de se falar sobre o assunto e em casos de presenciarem uma não identidade com o próprio nome serem capazes de aceitar o fato. Dessa forma, a intervenção nessa questão ajudará também a diminuir a sensação de superioridade do próprio público-alvo que presenciará e fará parte do debate. Assim, a Constituição Federativa de 1988 será colocada realmente em prática.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 193

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 173

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

#41574
Sua Redação Ficou Explêndida E Bem Feita!!!Tanto Suas Teses De Desenvolvimento!!!Sua Conclusão Como Forma De Mover De Acordo Com A Lei Da Inércia De Newton Ficou Sem Prexas Apontando O Agente,O Que Deve Ser Feito Mais Também Sem Uso De Clichê!!!👍

Crítica Construtiva:🏆🥇

Tirei Ponto Devido Não Um Erro Mais Algo Para Se Aprimorar Que É Conectivos De Adição Ou Soma!!!Para Usuamos Com O Propósito Do Corretor Não Achar Exaustivo Ok((Perdendo Talvez Até Pontos)))!!!Depois Faça Os Cálculos Das Vezes Que Você Usou A Palavra (((E)))!!!


Observação:Esse Jeito Que Eu Escrevo É Somente No Cotidiano!!!Eu Acho Bonito De Ser Ver!!!😅((Só Para Avisar)))!!!
#41672
Olá, @Ashiley, ameei a sua redação, está perfeitaaa! Só vou retirar nota da C4 por conta de algumas repetições, ok? De resto está tudo excelente. :D

:arrow: Encontrei apenas 1 desvio gramatical (200 na C1) -- "o nome social – geralmente utilizados pela comunidade LGBT -" (erro de concordância);
:arrow: Amei os seus repertórios, são pertinentes e estão bem contextualizados (200 na C2);
:arrow: Sua argumentação está muito boa, você soube organizar as suas ideias direitinho (200 na C3);
:arrow: Vou retirar 40 pontos da C4 por conta das repetições que falei (só para ter uma ideia, você repetiu "nome" 4x no D1);
:arrow: Proposta completinha.


Obs: Apenas uma ressalva sobre o tamanho dos seus parágrafos - está muito DESPROPORCIONAL, recomendo que nas próximas redações tente escrever parágrafos com tamanhos parecidos.
#41685
@Ashiley, concordo com a Anna, ótima redação! Não tinha notado as repetições, mas lendo com mais cuidado eu percebi que elas foram recorrentes...

D2 :arrow: "Desse modo, a sensação de superioridade deve ser evitada, pois a compreensão dos demais cidadãos deve ser maior."
Naquela parte seria "pois a" mesmo ou "para que"? Fiquei em dúvida.

Conclusão :arrow: "Assim, a Constituição Federativa de 1988 será realmente/definitivamente colocada realmente em prática."
Creio que você poderia trocar o vocabulário ali, ficaria melhor, a meu ver.

Muito bom o seu texto Ash, espero pelo próximo! Bons estudos! :D

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