Primeiramente, é importante destacar a dificuldade de exercer vistoria em certos locais. Isso é observado em frigoríficos, pois uma parcela não respeita as recomendações. Com isso, animais são confinados por longos períodos, enlouquecem e por fim são mortos nas piores condições. No documentário “Terráqueos”, por exemplo, produzido pelo Shaun Monson, no vídeo é demonstrado essa realidade cruel dessas indústrias, que não é exposto para os consumidores com a intenção de iludir e assim continuar lucrando. Então, é fundamental atividades efetivas, em prol de resolver a adversidade.
Além disso, o contrabando de animais é uma questão pautada dessa discussão. Isso se deve, porque o serer humano é egocêntrico, na qual põe em risco a extinção e também a perda da herança genética das espécies, sem ao menos refletir seus efeitos. Nesse contexto, a título de exemplo, o filme “Rio" com a direção de Calos Saldanha apresenta essa veracidade no personagem Tyler Blu, uma espécie de arara-azul que foi capturado quando tinha acabado de nascer pelos contrabandistas, viveu uma vida doméstica e sempre com receio de ser a único vivo da espécie. Então, diante dos fatos citados, é significativo tomar devidas precauções.
Dessa forma, medidas são necessárias, com a intenção de não pleitear tais feitos. Para isso, é preciso que o Ministério do Meio ambiente em conjunto com a Câmara dos Deputados, formule uma PL ( Projeto de lei ) em defesa dos animais selvagens, tal como definir um prazo maior da Pena, que é de um ano para 5, como a lei de mal tratos de animais domésticos que foi sancionada pelo presidente atual, a fim de minimizar o contrabando. Também é válido, uma operação da Vigilância Sanitária com a Polícia Militar, para combater os frigoríficos que não cumprem as orientações, com o intuito diminuir os danos causados pelo homem.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 167
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 167
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 167
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.