Envie sua redação para correção!
Regras do fórum: ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🚫 Postar a mesma redação mais de uma vez = ban (não avisarei mais) 🚫
🚫 Não coloque avisos como: "corrijam minha redação" na parte do tema 🚫
  • Avatar do usuário
#38734
Na Constituição de 1988, no artigo 225, declara que é responsabilidade da sociedade e do estado o dever de respeitar a vida, proíbe práticas que coloquem animais em risco de extinção e crueldade. Embora essa lei perpetue até os dias atuais, ainda é encontrado em discussão o aproveitamento abusivo desses bichos. Logo, são necessárias medidas para solucionar tal impasse, que é causado pela falta de fiscalização do governo e também do tráfico dos silvestres, levando a persistência desse problema.

Primeiramente, é importante destacar a dificuldade de exercer vistoria em certos locais. Isso é observado em frigoríficos, pois uma parcela não respeita as recomendações. Com isso, animais são confinados por longos períodos, enlouquecem e por fim são mortos nas piores condições. No documentário “Terráqueos”, por exemplo, produzido pelo Shaun Monson, no vídeo é demonstrado essa realidade cruel dessas indústrias, que não é exposto para os consumidores com a intenção de iludir e assim continuar lucrando. Então, é fundamental atividades efetivas, em prol de resolver a adversidade.

Além disso, o contrabando de animais é uma questão pautada dessa discussão. Isso se deve, porque o serer humano é egocêntrico, na qual põe em risco a extinção e também a perda da herança genética das espécies, sem ao menos refletir seus efeitos. Nesse contexto, a título de exemplo, o filme “Rio" com a direção de Calos Saldanha apresenta essa veracidade no personagem Tyler Blu, uma espécie de arara-azul que foi capturado quando tinha acabado de nascer pelos contrabandistas, viveu uma vida doméstica e sempre com receio de ser a único vivo da espécie. Então, diante dos fatos citados, é significativo tomar devidas precauções.

Dessa forma, medidas são necessárias, com a intenção de não pleitear tais feitos. Para isso, é preciso que o Ministério do Meio ambiente em conjunto com a Câmara dos Deputados, formule uma PL ( Projeto de lei ) em defesa dos animais selvagens, tal como definir um prazo maior da Pena, que é de um ano para 5, como a lei de mal tratos de animais domésticos que foi sancionada pelo presidente atual, a fim de minimizar o contrabando. Também é válido, uma operação da Vigilância Sanitária com a Polícia Militar, para combater os frigoríficos que não cumprem as orientações, com o intuito diminuir os danos causados pelo homem.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 167

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 167

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 167

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

#38754
Olá @KarolAp
Vou corrigir sua redação, no entanto, não sou corretor profissional. Protanto, me perdoe por qualquer equívoco que cometer. Qualquer observação sobre a correção pode me marcar👍👍.
1 - INTRODUÇÃO:
Na(*) Constituição de 1988, no artigo 225, declara que é responsabilidade da sociedade e do estado o dever de respeitar a vida,(**) e proíbe práticas que coloquem animais em risco de extinção e crueldade. Embora essa lei perpetue até os dias atuais, ainda é encontrado em discussão o aproveitamento abusivo desses bichos. Logo, são necessárias medidas para solucionar tal impasse, que é causado pela falta de fiscalização do governo e também do tráfico dos silvestres, levando a persistência desse problema.

* Observe o verbo "declara", quem está declarando é A constituição de 1988.
** Vírgula desnecessária, pois quem proíbe é a constituição de 1988, acrescente a conjunção "e" e tire a vírgula.
Dessa forma acredito que fica mais coerente a introdução

Comentário: Você trouxe um repertório legítimo, tema, problematização e tese. Porém, com alguns erros.

2 - Desenvolvimento 1:

Primeiramente, é importante destacar a dificuldade de exercer vistoria em certos locais. Isso é observado em frigoríficos, pois uma parcela não respeita as recomendações. Com isso, animais são confinados por longos períodos, enlouquecem e por fim são mortos nas piores condições. Sob essa ótica, percebe-se que no documentário “Terráqueos”, por exemplo,(*) produzido pelo Shaun Monson, no vídeo é demonstrada essa a realidade cruel dessas indústrias frigoríficas, que não é exposto para os consumidores com a intenção de os iludir e assim continuar lucrando. Então, é fundamental atividades efetivas em prol de resolver a adversidade.

O que está em verde claro: precisa ser removido, pois o documentário já foi citado e não precisa citar denovo.
O que está em azul claro: Informações adicionais que, em minha opinião, são importantes.

Comentário: Você começou o desenvolvimento 1 fazendo a retomada da tese de falta de fiscalização ,colocada na introdução, e logo em seguida você apresentou sua opinião certo?! Depois você trouxe um repertório cultural (filme) para provar seu ponto de vista e isso é muito bom, o problema está na forma como você articulou as informações trazendo o item "por exemplo,"(*), que não acho necessário e um erro de gênero na palavra demonstrado, pois realidade é feminina e eu acredito que "essa" não se encaixa muito bem, troque ela por "a".

3- Desenvolvimento 2:

Além disso, o contrabando de animais é uma questão pautada dessa discussão. Isso se deve, porque o serer humano é egocêntrico, na qual põe em risco a extinção e também a perda da herança genética das espécies, sem ao menos refletir seus efeitos. Nesse contexto, *a título de exemplo (*Novamente não acho necessário esse trecho), o filme “Rio", com a direção de Calos Saldanha, apresenta essa **veracidade (**Sugiro trocar por problemática, pois veracidade significa verdadeiro.) no personagem Tyler Blu, uma espécie de arara-azul, que foi capturado ao nascer por contrabandistas,(vírgula desnecessária aqui) e viveu uma vida doméstica,(esse era o melhor lugar para colocar a vírgula anterior) sempre com receio de ser a único vivo da espécie. Então, diante dos fatos citados, é significativo tomar devidas precauções.

Comentário: Eu gostei do seu repertório mas novamente alguns erros, desta vez em vírgula.

4- Conclusão:

Dessa forma, medidas são necessárias, com a intenção de não pleitear tais feitos. Para isso, é preciso que o Ministério do Meio ambiente (Agente), em conjunto com a Câmara dos Deputados (Meio), formule uma PL ( Projeto de lei ) em defesa dos animais selvagens, tal como definir um prazo maior da Pena, que é de um ano para 5 (Detalhamento da Ação), como a lei de mal tratos de animais domésticos que foi sancionada pelo presidente atual (Ação), a fim de minimizar o contrabando (Finalidade). Também é válido, uma operação da Vigilância Sanitária com a Polícia Militar, para combater os frigoríficos que não cumprem as orientações, com o intuito diminuir os danos causados pelo homem.

Comentário: Duas propostas foram apresentadas, porém somente uma está completa. Como uma está completa você garante os 200pts na competência 5. Parabéns!!!

Obs: qualquer coisa que eu corrigi de forma errada pode fazer uma ressalva, inclusive os outros que corrigirem a redação também podem fazer uma observação sobre a minha correção. Estamos aqui para aprender.

Bons estudos!!!
#38873
Oi, @KarolAp! Vou corrigir sua redação, mas o @fabricio349 fez pertinentes observações.

Introdução:
[1] Constituição de 1988, no artigo 225, declara que é responsabilidade da sociedade e do estado o dever de respeitar a vida, [2] e proíbe práticas que coloquem animais em risco de extinção e crueldade. Embora essa lei perpetue até os dias atuais, ainda é encontrado em discussão o aproveitamento abusivo desses bichos. Logo, são necessárias medidas para solucionar tal impasse, que é causado pela falta de fiscalização do governo e também do [3] tráfico dos silvestres, levando a persistência desse problema.

[1] Deve incluir artigo definido "a", pois a Constituição é sujeito da oração.
[2] A vírgula caberia aqui se fosse orações com sujeitos diferentes.
[3] Paralelismo sintático. Substituir o "do" por "pelo". Assim, "... causado pela falta de fiscalização e também pelo tráfico...".


Comentário: Você elabora uma boa introdução com repertório, problematização e tese perfeitos.

Primeiramente, é importante destacar a dificuldade de exercer vistoria em certos locais. Isso é observado em frigoríficos, pois uma parcela não respeita as recomendações [4]. Com isso, animais são confinados por longos períodos, enlouquecem e, por fim, [5] são mortos nas piores condições. No documentário “Terráqueos”, por exemplo, produzido pelo Shaun Monson, no vídeo é demonstrado essa realidade cruel dessas indústrias [6], que não é exposto para os consumidores com a intenção de iludir e assim continuar lucrando. Então, é fundamental atividades efetivas, em prol de resolver a adversidade.

[4] Recomendações de quem? Da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)? Quanto mais detalhe, mais embasada fica sua redação.
[5] conjunção conclusiva deslocada.
[6] Aqui você precisa especificar que tipo de indústria, já que não mencionou no período anterior.

Vou reescrever este período, mas é questão de realce e coesão:
"No documentário “Terráqueos”, produzido por Shaun Monson, mostra a realidade cruel da indústria alimentícia, que não é exposto para os consumidores com a intenção de iludi-los e, assim, continuar lucrando. Então, é fundamental atividades efetivas, em prol de resolver a adversidade.

Desenvolvimento 2:

Além disso, o contrabando de animais é uma questão pautada dessa [7] discussão. Isso se deve, porque o ser humano é egocêntrico, na [8] qual põe em risco a extinção e também a perda da herança genética das espécies, sem ao menos refletir seus efeitos. Nesse contexto, a título de exemplo,[9] o filme “Rio", com direção de Calos Saldanha, [10] apresenta essa veracidade [11] no personagem Tyler Blu, uma espécie de arara-azul, [12] que foi capturado quando tinha acabado de nascer pelos contrabandistas, viveu uma vida doméstica e sempre com receio de ser a único vivo da espécie. Então, diante dos fatos citados, é significativo tomar devidas precauções.

[7] Substituir o "dessa" por "nessa, pois a regência será é: "pautada em".
[8] Substituir pelo "o qual", pois se refere ao termo homem.
[9] Se quiser deixar mais objetivo, pode retirar.
[10] Aposto explicativo, por isso, separado por vírgulas.
[11] Substituir por outra expressão.
[12] Aposto explicativo.

Comentário: Você tem uma diversificação no repertório para sustentar o egocentrismo do homem em relação ao animal. Seu repertório é legítimo, pertinente e produtivo.

Conclusão:
Dessa forma, medidas são necessárias, com a intenção de não pleitear tais feitos. Para isso, é preciso que o Ministério do Meio Ambiente (Agente), em conjunto com a Câmara dos Deputados, formule um projeto de lei (Ação) em defesa dos animais selvagens, bem como defina um prazo maior da pena, de um para cinco anos, como a lei de maus tratos de animais domésticos, sancionada pelo presidente atual, a fim de minimizar o contrabando (Meio/Finalidade). Também é válido, uma operação da Vigilância Sanitária com a Polícia Militar, para combater a indústria alimentícia que não cumprem as orientações, com o intuito diminuir os danos causados pelo homem.

Comentário: Você elaborou um projeto interventivo excelente. Adorei corrigir sua redação, algumas observações são apenas realce. Então, você tem um bom domínio da língua escrita e fecha com "chave de ouro" o seu projeto de intervenção. Você tem potencial para pontuar nota 1000, pois é conjunto da obra que faz sua redação ficar brilhante.

Não esqueça de comentar!!

Boa noite, eu não me sinto confortáv[…]

A essência dos direitos humanos é ter[…]

tabagismo

"Cigarros são a formas mais perfeita d[…]

Comentei duas vezes sem querer, deu um bug no app […]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM