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Por yasminwellen
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O assédio sexual é uma das maiores manifestações da iniquidade de gênero e violência contra a mulher no Brasil. O mesmo, é ocultado por uma sociedade machista e patriarcal. Contudo, é preciso compreender que é um problema enraizado culturalmente na sociedade brasileira, é inegável que essa sociedade perceba os efeitos perniciosos dessa manifestação.
Nesse sentido, segundo o Canal de Denúncias da IAUDIT, os casos de assédio moral, abuso de poder, agressão física e desvios de comportamento no ambiente corporativo foram relatados por 41,64% dos entrevistados em 2023, o que demostra a predominância do assédio na sociedade brasileira. Seguindo essa lógica, observam-se dois pontos que representam desafios para o enfrentamento dessa manifestação: o pensamento patriarcal e o machismo.
Dessa forma, o patriarcalismo ainda persiste nessa problemática, visando que os homens possuem predominância e poder ao sexo feminino. Uma prática bastante comum e histórica era a ideologia do "casamento forçado", onde a mulher tinha os seus direitos violados por uma sociedade política, invisibilizando seus direitos de escolha. A partir dessa observação nota-se que consiste em um problema não só apenas social, como também, resultado de uma construção histórica.
Ademais, é nítido que o assédio é mascarado pela cultura machista, tendo em vista que o machismo é base de inúmeras violências e até mortes de mulheres no Brasil, o que inclui a ideia de superioridade ao gênero feminino de que os homens são mais competentes do que as mulheres em diversos aspectos, construindo um pensamento ideológico, e, assim perpetuando o problema.
Diante disso, é válido analisar, o princípio e a influência do poder público no problema. Portanto, cabe ao estado - cuja função principal é a proteção dos direitos de seus cidadãos, a urgência da criação de programas educacionais sobre o combate ao assédio, com a finalidade de reeducar a sociedade brasileira ao pensamento histórico-atual, reconhecendo que o respeito ás mulheres e a preservação de sua integridade física e moral são requisitos básicos para a civilidade.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

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Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

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Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

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Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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