Avatar do usuário
Por AnaBia890
Quantidade de postagens
#127652
A alimentação no Brasil e seus desafios é um assunto que precisa ser discutido. Nesse contexto, a pandemia foi um dos fatores que agravou essa situação já existente. Segundo dados da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede Penssan), mais da metade da população brasileira encontra-se em algum nível de insegurança alimentar. Dessa forma, deve-se discutir não somente as razões que tornam a fome recorrente no país, como também as consequências que ela gera e quais as soluções possíveis para essa situação.
O segundo objetivo de desenvolvimento sustentável da ONU é "fome zero e agricultura sustentável". Nesse quadro, o Brasil tem como meta, até 2030, erradicar a fome, garantir o acesso de todas as pessoas a alimentos seguros, culturalmente adequados, saudáveis e suficientes durante todo o ano. Concomitantemente, é um paradoxo que o Brasil, um dos maiores produtores de alimentos do mundo, tenha uma grande parcela da população sem uma alimentação adequada. A concentração fundiária, desperdício de alimentos e a dificuldade de acesso a políticas públicas de emprego e renda pela população são condições que contribuem para a continuidade desse cenário.
Como consequência dessa subnutrição, há um aumento no risco de doenças crônicas, como pressão alta e diabete, deficiências no desenvolvimento físico e cognitivo, além do impacto social que essa instabilidade causa, gerando aumento da violência, marginalização e deterioração da saúde. Sob esse viés, é notável que faltam políticas efetivas para solucionar o impasse. Outro fator, já mencionado, é o desperdício e o mau aproveitamento dos alimentos. Partes como cascas, sementes, folhas, talos e ramas podem resultar em refeições saborosas com itens que normalmente vão para o lixo. O incentivo a pequenos produtores e a agricultura familiar também são medidas que podem contribuir para o combate à fome no país.
Com base nessas informações, verifica-se, portanto, a necessidade de ações efetivas para solucionar a questão da fome. Assim, é imperativo que o Ministério do Desenvolvimento, junto aos governos em todos os setores, implemente políticas públicas focadas na distribuição equitativa de recursos para garantir acesso da população mais vulnerável à comida de qualidade, a fim de reverter tal contexto. É também necessário aumentar a oferta de empregos e acesso à educação, assegurando uma forma de renda para essas famílias. Dessa maneira, progressivamente, haverá garantia de acesso a uma alimentação de qualidade e diminuição das disparidades socioeconômicas.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
59 Exibições
por geovanaa
5 Respostas 
397 Exibições
por Casey12
1 Respostas 
92 Exibições
por Lemes
2 Respostas 
204 Exibições
por Lauany25
0 Respostas 
62 Exibições
por nicolasfor
0 Respostas 
3084 Exibições
por rhyansants
0 Respostas 
1587 Exibições
por rhyansants
1 Respostas 
1022 Exibições
por gabrielromao
0 Respostas 
92 Exibições
por Daniella2023
2 Respostas 
187 Exibições
por Lerdaco2

É previsto na Constituição Fe[…]

De acordo com a premissa da Lei LGPD, destaca-se q[…]

Pessoal

Meu nome é João Lucas Lopes Ferreira[…]

Pessoal

Meu nome é João Lucas Lopes Ferreira[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM