Chegamos em uma época, na qual a autoimagem define o ser humano, este, por sua vez, nega sua autenticidade para poder seguir padrões determinados por uma alta burguesia, a qual, além de impor sua cultura, oprime o proletariado que deseja ter condições para também participar desta era de valorização estética que, atualmente, comanda a sociedade.
Visto isso, os indivíduos passaram, historicamente, por diversas fases estéticas, como por exemplo na Renascença, lembrada, principalmente, pelas pinturas de Michelangelo na Capela Sistina com a representação de deuses com corpos fortes, com expressiva valorização do tônus muscular masculino e a silhueta modelada feminina. Porém, quando a Europa começa a ser o centro do mundo com suas monarquias e desigualdades sociais entre nobres e trabalhadores, a estética da vez passa a ser de um corpo mais robusto, o qual simbolizava a riqueza de uma classe dominante.
Sendo assim, atualmente estamos percebendo mais uma fase estética no mundo, porém ela vem com a representação renascentista e a simbolização européia, ou seja, o atual nível de autoimagem superficial nada mais é do que a fusão de estética e simbolismo de outras épocas, nas quais, como hoje também, foram os nobres que determinavam qual seria o estilo ideal da era na qual estavam e estão. Com isso, as camadas mais pobres da população acabam sendo oprimidas por conta desta autoimagem deturpada, criada pelos ricos, os quais apresentam situações monetárias suficientes para seus procedimentos estéticos, e, para suas determinações culturais.
Por fim, observando o local idealizado no qual a sociedade está inserida, creio que estamos cada vez mais longe de alcançar a tão sonhada igualdade social e, principalmente, a originalidade e a essência humanas, pois a cada era e a cada cultura há a presença da super valorização de uma autoimagem falsa, construída apenas por aparências externas, as quais, consequentemente, refletirão nas gerações futuras, oprimindo-as também.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.