Sob essa perspectiva, convém enfatizar que a insuficientes ações do governo está entre as principais causas do revés. Nesse sentido segundo Rouseeau, na obra " contrato social ", cabe ao Estado viabilizar ações que garantam o bem-estar coletivo. Entretanto, nota-se, no Brasil, que o conflito entre gerações e os seus desafios na sociedade contemporânea rompe com as defesas do filósofo iluminista, uma vez que há uma displicência do governo com insuficientes ações contra esse enigma. Logo, esses entraves continuarão no corpo social, enquanto a omissão do Estado se fizer presente.
Além disso, vale ressaltar que, a lacuna educacional também contribui negativamente para persistência do problema. De acordo com o educador Paulo Freire, a educação sozinha não transforma ninguém e sem ela, tampouco a sociedade muda. Diante de tal exposto, os problemas sociais têm como base uma falha educacional. Em relação a questão dos conflitos entre as gerações e os seus desafios na sociedade contemporânea, percebe-se uma inegável interferência, haja vista que a escola não tem de fato executado o seu papel no propósito de reverter ou até mesmo amenizar o dilema, pois não agrega em sala de aula conteúdos que interfiram diretamente no impasse. Assim, medidas efetivas são imprescindíveis para a reversão dessa problemática.
Infere-se, portanto, a necessidade de combater os problemas enfrentados pela negligência do governo e pela educação deficitária. Para isso, é necessário que o Governo Federal- órgão de maior poder político nacional, deve, em parceria com o Ministério da Educação, organizar uma campanha para discutir acerca do tema, por meio da divulgação de informativos em redes sociais e da realização de palestras em escolas. Tal atividade possui intuito de reverter a questão associada aos conflitos entre as gerações e os seus desafios na sociedade contemporânea. Desse modo, espera-se uma sociedade mais justa.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada