Primeiramente, deve-se ressaltar que desigualdade por meio de gênero é um dos problemas do tema. Prova disso incide na pesquisa realizada pelo IBGE(Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostrando que durante a semana o gênero feminino tem cerca de aproximadamente 20 horas de tarefas domésticas, enquanto o masculino tem 10 horas. Nessa perspectiva, se vê que a desigualdade começa nos lares, onde as mulheres exercem o maior tempo de trabalho de cuidado, ainda mais não recebem nenhuma valorização.
Outrossim, é importante destacar que o Governo não tem à devida atenção sobre os cuidados prestados pelas mulheres. Conforme o Diário de uma favelada, obra de Carolina de Jesus, escritora, o livro revela: a dificuldade de uma mãe pobre e catadora de papéis em criar seus filhos, em meio a pobreza e carência. Logo, se conclui que o Estado não presta nenhum apoio para tais, pois, mulheres estão sujeitas a cuidarem de seus filhos sozinhas, em ambientes inadequados, onde persiste a falta de educação, saúde e alimentos. Sendo assim, torna-se urgente admitir que tais agentes resultam hoje essa realidade.
Portanto, em vista dos argumentos apresentados é evidente dizer que as mulheres são desvalorizadas na sociedade brasileira. Dessa forma, visando minimizar a situação, o Governo por meio de um programa incentiva essas mulheres a continuarem seus trabalhos, com uma remuneração à essas que estão em uma condição de precariedade. Também, seria importantíssimo a divulgação em Mídias Sociais a divulgação da importância da mulher para sociedade. Somente desse modo, tal situação seria minimizada.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.