A priori é notório que as mulheres possuem um comprometimento maior em relação aos encargos domésticos: Acordar cedo, minúcias ao cuidar da casa, dos filhos, desdobramentos na vida a dois. Essa Incumbência é uma herança não muito bem construída devido a persistência e até imposições machistas reverberadas ao longo do tempo, como: mulheres não sabem dirigir, mulher foi fita para cuidar da casa e outras frases de inferiorização. Com base nessa inferência, percebemos a não inquirição dessas questões que tanto dificultam a vida das mulheres dentro e fora de casa.
Ademais, há um desalinhamento de entendimento sobre definições de emprego e trabalho. Em um famoso trecho nas redes sociais retirado do programa Canal Brasil, o ator Pedro Cardoso traz uma excelente definição sobre dar valor econômico ao trabalho. Neste documentário o artista diz que: Pessoas são capazes de comprar coisas por milhões de reais e consequentemente acham caro quando trabalhadores cobram valores menores para bens e serviços. Isso não é muito diferente do que é vivido pelas mulheres do nosso país nos ofícios de cuidado. Apesar de serem fundamentais para construção de uma sociedade digna e crescente, esses afazeres não são vistos como importantes na perspectiva econômica. Portanto, mesmo com todo esforço as mulheres em suas demandas ainda não recebem a glória devida.
Desse modo, depreende-se uma mudança de mentalidade sobre as atribuições do gênero feminino para terem seu valor reconhecido, a distribuição de tarefas com o homem também é de suma importância como um agente prático de vicissitude, removendo o estigma tão engendrado pelo patriarcado de que “mulher é “sexo frágil”, mas que coisa absurda! Logo, essa invisibilidade retratada deixará de ser uma indiferença, cabendo inclusive a criação de políticas públicas junto ao Ministério do Trabalho para retificação do olhar sobre os serviços de cuidado.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.