Avatar do usuário
Por Lucasbaly
Quantidade de postagens
#125565
Na célebre obra literária "Torto Arado", o escritor Itamar Vieira retrata a vida miserável de Salu Nicolau, responsável pelo sustento da família, com a produção agrícola, pelos afazeres domésticos e cuidados com os filhos, em um cenário de pobreza e discriminação, no século XX. No contexto hodierno, percebemos os desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher brasileira, problemática que assemelha-se a ficção de Itamar, mesmo após um século da construção da narrativa. Nesse contexto, destacam - se a negligência governamental e a falta de engajamento social.


Em primeira análise, evidencia-se a negligência governamental em relação a invisibilidade do trabalho de cuidado feminino no Brasil. O filósofo inglês Thomas Hobbes afirma que "É dever do Estado garantir meios que promovam o progresso coletivo". Porém, a perspectiva de Hobbes não é efetiva, pois o poder público não garante a dignidade das mulheres que desempenham esse papel, mesmo esse tipo de trabalho sendo fundamental para a não estagnação da economia, dos serviços e da sociedade como um todo.


Além disso, destaca-se a falta de engajamento social sobre essa causa, que é omitida pela mídia e pela sociedade. A célebre escritora brasileira Djamila Ribeiro afirma que "Para tratar de um problema, deve-se, antes de tudo, retirá-lo da invisibilidade". Essa ação não se concretiza no Brasil, pois o trabalho de cuidado feminino é invisibilizado pela sociedade, que não defende os direitos dessas mulheres, fazendo com que a problemática seja silenciada e perpetuada.


Depreende-se, portanto, a adoção de medidas que enfrentem a invisibilidade do trabalho de cuidado feminino no Brasil. Cabe, ao Governo Federal, desenvolver políticas públicas para a valorização desses serviços, concedendo subsídios para as mulheres que desempenham-os. Além disso, a mídia deve evidenciar essa problemática, com campanhas nos meios de comunicação, para que haja a conscientização sobre a importância dessa modalidade de trabalho feminino. Somente assim, a perspectiva narrada por Itamar Vieira não se perpetuará e essas mulheres serão visibilizadas na sociedade brasileira.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
2 Respostas 
97 Exibições
por Ibson55
0 Respostas 
109 Exibições
por Gustavo488
1 Respostas 
81 Exibições
por Littlebrave
6 Respostas 
221 Exibições
por KelveSilva
0 Respostas 
78 Exibições
por Kauany000007
0 Respostas 
44 Exibições
por Melooluiz
2 Respostas 
1148 Exibições
por vertinho
0 Respostas 
288 Exibições
por EduardaH25
0 Respostas 
317 Exibições
por dudalemos
0 Respostas 
283 Exibições
por matheus2306

besourokafka - Sua introdução ap[…]

Felipe082 Maxy Alunaaaamed Casey12 Ke[…]

Obesidade é uma doença

A obesidade é um problema. Para muitos a […]

besourokafka Tati14 elloysa filipediasx 0[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM