Em primeira análise, cabe expor o silênciamento da mídia como um fator da existência do impasse na nação, pois deixa evidente a ruptura do conhecimento do caso. Sob a perspectiva filosófica de Zygmunt Bauman, "não são as crises que mudam o mundo, e sim nossa reação a elas." Partindo desse pensamento, percebe-se que as reações humanas frente ao trabalho de cuidado realizado por mulheres brasileiras, são firmadas em negligência, porque não há promoção de mecanismos que possam amenizar a ausência do reconhecimento da situação. Por conseguinte, o quadro apresentado precisa de mudanças.
Ademais, é importante salientar que o mal pagamento ao serviço de cuidado é um dos impulsionadores do problema. De acordo com os dados do documento informativo tempo de cuidar, 75% das mulheres que trabalham com serviços de cuidado não são remuneradas. Nesse âmbito é notório que o descaso a esse meio trabalhista pode estar vinculado a ideias machistas e também a discriminação social e de gênero, com isso proporcionando o desnivelamento do pagamento correto.
É inaceitável, portanto, que os desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pelas mulheres brasileiras permaneça na sociedade. A fim de estabelecer uma sociedade harmoniosa, cabe ao governo federal junto ao ministério do trabalho, contornarem a realidade árdua dos trabalhadores brasileiros que não possuem sua visibilidade. Destarte, essa media deve ser realizada por meio midiático, a exemplo do Instagram e Twitter, postagens que mostram a realidade do trabalho de cuidado. Também faz-se mister a aplicação de multas aos contratantes que não seguirem de forma legal os direitos trabalhistas. Com isso, adotando tais atitudes, pode-se alcançar uma nação melhor.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.