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Por Julia154
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No Brasil, a primeira lei sobre cotas raciais foi a n°12.711 de agosto de 2012, e a primeira universidade a adotar isso foi a de Brasília (UnB). Essa lei foi criada para reparação história e conseguir dar mais chances para pessoas pretas, pardas e indígenas de conseguirem vagas nas faculdades públicas federais.

Cotas raciais é um assunto muito discutido em vários grupos sociais, muitas vezes questionando se realmente funciona ou se de alguma forma é um " privilégio". E isso muitas vezes vem de um pensamento do racismo estrutural que é construído desde a colonização até os dias atuais.

As cotas raciais vem dando muito certo desde o momento que ela foi colocada em prática, mostram estatísticas de 2010 até 2019 mostradas pelo IBGE com um aumento de 400% de negros nas universidades públicas federais do país. Mas não quer dizer que por estar sendo bem efetivada que as pessoas não continuam criticando, usando como a desistência e a baixa nota de começo como argumentos sólidos de que de alguma forma estão ajudando pessoas " preguiçosas" a ter uma entrada garantida na faculdade.

Sendo que é bem mais que isso, olhando o passado delas e vendo que desde sempre tiveram oportunidades práticade nulas poder aprender, sempre precisando trabalhar e nunca tendo tantas oportunidades como pessoas brancas, limitando assim o acesso de muita coisa e um dos principais: um ensino de qualidade.

Dessa forma, podemos perceber o quanto as cotas raciais tem um objetivo bem mais profundo do que como muitos desinformados dizem, só colocar um grupo étnico racial acima do outro, mas sim de vivência, história , racismo, reparação histórica e de um povo prejudicado buscando e lutando pelo direito de ter o mínimo que por muito tempo não puderam ter.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão, ou seja, com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido a partir de considerações próximas ao senso comum ou muito próximas do que foi proposto nos textos motivadores, sem progressividade, ou ainda o texto apresenta domínio precário do tipo textual exigido, com poucas características de uma dissertação, ainda que se reconheça o tema proposto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 40

Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. O texto não defende ponto de vista a respeito do tema proposto e/ou apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema, superficiais ou incoerentes.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 40

Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante não articula as partes do texto ou as articula de forma precária e/ou inadequada, apresentando graves e frequentes desvios de coesão textual. Na redação enquadrada neste nível, há sérios problemas na articulação das ideias e na utilização de recursos coesivos: frases fragmentadas; frase sem oração principal; períodos muito longos sem o emprego dos conectores adequados; repetição desnecessária de palavras; não utilização de elementos que se refiram a termos que apareceram anteriormente no texto.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 0

Você não atingiu os critérios definidos na Competência 5. O participante não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto.

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