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Por Sabrina00
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O Contratualismo, ideia filosófica proposta por Thomas Hobbes expõe o pensamento de que as pessoa abdicarão dos seus quereres individuais para adentrarem no "Estado de Cidadania" para garantir a ordem, segurança e bem-estar social. Entretanto, nota-se, no atual cenário que tais garantias da ideia contratual estão fragilizadas, haja vista, os desafios para se promover o consumo consciente no Brasil. Nessa perspectiva, analisa-se dois fatores impulsionadores de tal questão, com: a educação deficitária e o silenciamento social.

Sob essa analise, a educação deficitária e um fator que dificulta a promoção de uma sociedade que consome conscientemente. Nesses viés, para Paulo Freire -expoente pedagogo- afirma que se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda. Nesse sentido, observa-se, que o consumismo na contemporaneidade é um reflexo de mentes enfraquecidas devido a uma educação tão pouco efetive. Dessa maneira não é razoável que, embora o Brasil seja considerado nação progressista, ainda haja impasses para se promover o consumo consciente.

Convém pontuar ainda, a invisibilidade social como promotora da problemática. Nessa ótica, para Jean-Paul Sartre em sua obra "O Ser e o Nada", desenvolveu o conceito de "Acomodação Social" segundo o qual há temática que são excluídas da apreciação coletiva e, se tornam temas invisíveis. Sob essa logica, os problemas para garantia de um consumo consciente é um tema invisibilizado pelos brasileiros assim como denunciou Sartre, haja vista, a ausência de direcionamento acerca da questão nos ambientes escolares e familiar. Dessa forma, a ideologia de Jean-Paul Sartre, embora represente aquilo que a sociedade não deveria apresentar, ainda é perceptível, visto que, aquilo que não é debatido, em busca de uma solução, não se encontra resolução e, assim, o consumo desenfreado continua persistindo no Brasil.

Depreende-se, portanto, a adoção de medidas que venham mitigar os desafios para se promover o consumo consente no Brasil. Desse modo, o Ministério da Educação- órgão responsável pela garantia educacional- realizar campanha e ampliar propaganda por meio de ações educacionais nas mídias sociais, a fim de romper a invisibilidade social, alem disso, a implementação de disciplina na grade curricular que venha solucionar a educação deficitária de tal temática. Somente assim, o Contratualismo sera uma filosofia vistá na prática.

:D
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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