Sob essa analise, a educação deficitária e um fator que dificulta a promoção de uma sociedade que consome conscientemente. Nesses viés, para Paulo Freire -expoente pedagogo- afirma que se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda. Nesse sentido, observa-se, que o consumismo na contemporaneidade é um reflexo de mentes enfraquecidas devido a uma educação tão pouco efetive. Dessa maneira não é razoável que, embora o Brasil seja considerado nação progressista, ainda haja impasses para se promover o consumo consciente.
Convém pontuar ainda, a invisibilidade social como promotora da problemática. Nessa ótica, para Jean-Paul Sartre em sua obra "O Ser e o Nada", desenvolveu o conceito de "Acomodação Social" segundo o qual há temática que são excluídas da apreciação coletiva e, se tornam temas invisíveis. Sob essa logica, os problemas para garantia de um consumo consciente é um tema invisibilizado pelos brasileiros assim como denunciou Sartre, haja vista, a ausência de direcionamento acerca da questão nos ambientes escolares e familiar. Dessa forma, a ideologia de Jean-Paul Sartre, embora represente aquilo que a sociedade não deveria apresentar, ainda é perceptível, visto que, aquilo que não é debatido, em busca de uma solução, não se encontra resolução e, assim, o consumo desenfreado continua persistindo no Brasil.
Depreende-se, portanto, a adoção de medidas que venham mitigar os desafios para se promover o consumo consente no Brasil. Desse modo, o Ministério da Educação- órgão responsável pela garantia educacional- realizar campanha e ampliar propaganda por meio de ações educacionais nas mídias sociais, a fim de romper a invisibilidade social, alem disso, a implementação de disciplina na grade curricular que venha solucionar a educação deficitária de tal temática. Somente assim, o Contratualismo sera uma filosofia vistá na prática.

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.