É válido destacar, a princípio, que a ineficiência governamental representa um grande obstáculo para a resolução do hábito de ofender ao próximo. Nesse contexto, segundo o jornalista Gilberto Dimenstein, em seu livro “Cidadão de Papel”, a República Federativa do Brasil é marcada pela não aplicação prática dos maquinismos legais, como a Constituição de 1988, e pela cidadania apenas no campo teórico. Dito isso, pode-se afirmar que o bullying e cyberbullying vai ao encontro do cenário postulado pelo jornalista. Essa situação ocorre de tal forma que os pais não conversam com os filhos sobre o certo e o errado. Consequentemente, tristemente, acontecem essas agressões verbais e físicas nas escolas, ruas e em redes sociais, como, TikTok, Instagram e Facebook.
Cabe mencionar, em segundo plano, que, conforme o filósofo Pierre Bourdieu, o que foi criado para ser instrumento de democracia não deve ser convertido em mecanismos de opressão. Nesse viés, observa-se que a mídia, ao invés de promover debates que elevem o nível de informação da população acerca do bullying, infelizmente, influencia no silenciamento midiático, já que — em redes sociais, programas de TV — não há debates/informações que aumentem o senso crítico dos indivíduos sobre o revés. Por consequência, muitas pessoas vivem situações degradantes, por exemplo, pessoas magras, altas, gordas, e negros, o que pode ocasionar ansiedade, quadros depressivos que levem, inclusive, ao suicídio.
Desse modo, diante do atual cenário brasileiro, é reiterada a necessidade de o governo, juntamente às mídias, criar campanhas educativas que visem a retificar as agressões verbais e físicas. Estas devem ser realizadas por meio de uma parceria público-privada com grandes empresas, como a Netflix, de modo a serem feitas palestras, documentários no meio físico e cibernético. Nesses eventos, haverá o debate sobre o silenciamento midiático, com a presença de antropólogos e sociólogos. Tal medida tem o intuito de remediar a ineficiência governamental e efetivar o bullying.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.