A príncipio, vale destacar que a omissão estatal colabora com esse cenário. De acordo com o filósofo John Locke, o Estado deve garantir direitos básicos aos indivíduos, como o acesso ao lazer. Todavia, ao se analisar o patrimônio material brasileiro, é indiscutível que essa premissa não é valorizada pelo governo nacional. Dessa maneira, é importante destacar que essa má atuação do Estado provoca a destruição de tais monumentos públicos e, consequentemente coloca em risco a construção da cidadania.
Ademais, é conveniente ressaltar que há pouca abordagem diante da problemática. O intitulado "Paradoxo da Moral" é um livro escrito por Vladimir Jankélévitch, para exemplificar a passividade das pessoas em frente aos impasses enfrentados pelo próximo. De maneira análoga, percebe-se que a garantia de acesso à uma cidadania bem preservada, encontra-se um forte alicerce na estagnação social. Esse situação ocorre porque,a sociedade adquire uma posição individualista por não mensurar como a falta de preservação material impossibilita uma vida com qualidade e lazer.
Portanto, é essencial que o poder Executivo,na esfera federal - pasta responsável por garantir direitos fundamentais aos cidadãos - amplie verba destinada a órgãos fiscalizadores que visem preservar o meio comum do povo brasileiro. Tal ação deve ser efetivada pela implantação de um Projeto Nacional de Valorização do Patrimônio Brasileiro. Essa iniciativa terá a finalidade de mobilizar as autoridades públicas,de modo que o Brasil seja, de fato, uma nação livre, justa e solidária.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.