Um dos principais desafios é a falta de conscientização sobre o tema. Muitas pessoas ainda possuem ideias preconceituosas e estereotipadas em relação às pessoas com deficiência. É importante que uma educação que inclua discussões sobre o capacitismo, promovendo a empatia e o respeito desde cedo.
Outro obstáculo é a falta de acessibilidade em diversos lugares. Muitos espaços públicos e privados não possuem rampas, elevadores adaptados e sinalização adequada, dificultando a participação plena das pessoas com deficiência na sociedade. É necessário investir em infraestrutura acessível para garantir que todos tenham igualdade de oportunidades.
A discriminação também ocorre no mercado de trabalho. Pessoas com deficiência são muitas vezes subestimadas e suas habilidades são ignoradas. É fundamental que as empresas adotem políticas inclusivas, oferecendo oportunidades iguais a todos, independentemente de suas limitações.
A série “Atípico” é um exemplo de como a mídia pode contribuir para combater o capacitismo. Ela retrata a vida de um adolescente com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e questões relacionadas à inclusão e facilidades. Ao assistir a série, as pessoas têm a oportunidade de se colocar no lugar do personagem e entender melhor suas lutas e desafios.
É fundamental que a educação aborde o tema, promovendo a empatia e o respeito desde cedo. Além disso, é necessário investir em infraestrutura acessível para garantir a participação plena das pessoas com deficiência na sociedade. As empresas também devem adotar políticas inclusivas, oferecendo oportunidades iguais a todos os candidatos.
Assim, todos nós, como sociedade, podemos trabalhar juntos para superar esses obstáculos e construir um Brasil mais inclusivo e igualitário para todos, independentemente de suas habilidades. A série "Atípico" nos mostra que a conscientização e a representatividade são ferramentas importantes nessa luta contra o capacitismo.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada