Em virtude dos fatos mencionados, é possível relacionar o cenário político brasileiro, com a violência simbólica de Pierre de Bourdieu, onde os detentores do poder político silenciam os emergentes para a preservação da sua posição. Diante desse exposto, é necessário que o cenário político se ajuste para favorecer o surgimento e consolidação de partidos políticos menores. Portanto, é necessário que as propagandas eleitorais sejam feitas de forma justa, pois assim, a população poderá exercer a democracia.
Além disso, o sistema político atual é semelhante ao apresentado no filme “Jogos Vorazes”. Pois tende a favorecer somente os interesses daqueles que estão no poder, e assim dificultando ainda mais que certas minorias cresçam no cenário político. Por conseguinte, é necessário a inserção das classes desfavorecidas da sociedade, para poderem fazer parte efetiva das eleições e terem chances reais de se elegerem seguindo os seus ideais próprios. Assim o voto poderá exprimir a real posição da população brasileira.
Em suma, para podermos ter uma eleição justa e que seus resultados elucidem o pensamento do povo brasileiro, é necessário que o Tribunal Superior Eleitoral, por meio do poder previsto constitucionalmente, acabe com os financiamentos para campanhas eleitorais de origem privada, pois acentua a defasagem da dominação da população burguesa em nosso país. Assim, o financiamento eleitoral será somente de origem pública, e deverá ser igualitário entre todos os candidatos. Nesse contexto, as minorias políticas poderão expor seus pensamentos e ter uma disputa mais justa com os demais partidos mais consolidados.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão, ou seja, com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido a partir de considerações próximas ao senso comum ou muito próximas do que foi proposto nos textos motivadores, sem progressividade, ou ainda o texto apresenta domínio precário do tipo textual exigido, com poucas características de uma dissertação, ainda que se reconheça o tema proposto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.