Na obra " Utopia" do escritor inglês Thomas More retrata uma sociedade perfeita onde não existe conflitos. Todavia , a nação brasileira está distante do que se prega nesta abordagem literária, uma vez que , evidencia-se desafios diante do voto no exercício da democracia. Diante disso , é notório que esse cenário é fruto tanto do desinteresse social quanto da manipulação da internet.
Em primeira análise, é crucial explorar o efeito do desinteresse social como um dos influênciadores do revês. Em consonância com tal fato, é possível citar a frase de Malala Yousafzai" Nós percebemos a importância de nossa voz quando somos silenciados" . Nesse sentido, observa-se que a população tem liberdade para opinar nas decisões democráticas, mas não dão valor a sua fala , que possivelmente poderia mudar o Brasil para um país melhor. Sendo assim , torna-se evidente que o desinteresse social agrava cada vez mais a questão.
Em segunda análise, nota-se que a internet pouco colabora para a solução do entrave. De acordo com as fontes do G1, as mídias influênciam no voto da população. Porém, as informações lançadas à essas redes muitas vezes são falsas , e foram lançados por pessoas com intenções egoístas, consequentemente o indivíduo manipulado acaba votando na pior opção para a nação .
Portanto , cabe as Instituições de Ensino , que direciona o conhecimento desde a infância, propor aulas e projetos sobre a temática, fazer palestra com especialistas para debater sobre a importância do voto , para que todos se conscientizem e entendam de sua importância, com essas soluções mencionadas o corpo social chegará perto das convicções de More.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.