Avatar do usuário
Por Guasso
Quantidade de postagens
#121645
No início do século XX o Brasil passava pelo período denominado “política do café com leite” que centralizava o poder em uma elite minoritária, e tinha como prática de preservação de sua hegemonia, o voto de cabresto. Em contrapartida, no contexto atual o direito ao voto é assegurado, porém, não é suficiente para evitar a crise política que o Brasil tem sofrido nos últimos anos, com a constante polarização entre dois candidatos que tem feito o número de votos válidos decaírem nas últimas eleições. Diante do exposto, é imprescindível que o espaço midiático entre os candidatos seja igualitário, e que exista um incentivo para a representação das minorias sociais.
Em virtude dos fatos mencionados, é possível relacionar o cenário político brasileiro, com a violência simbólica de Pierre de Bourdieu, onde os detentores do poder político silenciam os emergentes para a preservação da sua posição. Diante desse exposto, é necessário que o cenário político se ajuste para favorecer o surgimento e consolidação de partidos políticos menores. Portanto, é necessário que as propagandas eleitorais sejam feitas de forma justa, pois assim, a população poderá exercer a democracia.
Além disso, o sistema político atual é semelhante ao apresentado no filme “Jogos Vorazes”. Pois tende a favorecer somente os interesses daqueles que estão no poder, e assim dificultando ainda mais que certas minorias cresçam no cenário político. Por conseguinte, é necessário a inserção das classes desfavorecidas da sociedade, para poderem fazer parte efetiva das eleições e terem chances reais de se elegerem seguindo os seus ideais próprios. Assim o voto poderá exprimir a real posição da população brasileira.
Em suma, para podermos ter uma eleição justa e que seus resultados elucidem o pensamento do povo brasileiro, é necessário que o Tribunal Superior Eleitoral, por meio do poder previsto constitucionalmente, acabe com os financiamentos para campanhas eleitorais de origem privada, pois acentua a defasagem da dominação da população burguesa em nosso país. Assim, o financiamento eleitoral será somente de origem pública, e deverá ser igualitário entre todos os candidatos. Nesse contexto, as minorias políticas poderão expor seus pensamentos e ter uma disputa mais justa com os demais partidos mais consolidados.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão, ou seja, com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido a partir de considerações próximas ao senso comum ou muito próximas do que foi proposto nos textos motivadores, sem progressividade, ou ainda o texto apresenta domínio precário do tipo textual exigido, com poucas características de uma dissertação, ainda que se reconheça o tema proposto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
3 Respostas 
371 Exibições
por Lari987
0 Respostas 
151 Exibições
por periclescam
2 Respostas 
179 Exibições
por Thalya17
0 Respostas 
109 Exibições
por Thailaneq
A importância do voto consciente no Brasil
por Lindoso34    - In: Outros temas
0 Respostas 
81 Exibições
por Lindoso34
A importância do voto consciente no Brasil
por Aclaudia    - In: Outros temas
1 Respostas 
50 Exibições
por Zenebra
0 Respostas 
60 Exibições
por Samara01v
O voto deveria ser facultativo no Brasil?
por gb1234    - In: Outros temas
0 Respostas 
47 Exibições
por gb1234
0 Respostas 
95 Exibições
por Jhoan
0 Respostas 
95 Exibições
por Francisco22

@Triny206 @Amandx193 @Flicker2307 @Felipe082 Eaiii[…]

Bancos na era digital

na atualidade o setor bancário, tem passado[…]

Conforme o estatuto da pessoa com deficiênci[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM