Em primeiro lugar, as complicações econômicas é um agravante da situação política . Nesse sentido, de acordo com Alessandro Manzoni, ”Para o homem complicado quase tudo é uma nova complicação .”Sob esse viés ,a premissa sobredita se aplica no contexto brasileiro ,pois alguns governantes faz parte do cenário corrupto o que ocasiona prejuízos na economia. Dessa forma, em decorrência de falhas da a administração pública a problemática pendura no país .
Ademais, a omissão do governo na educação dos alunos é um fator que agrava a questão . Sob essa perspectiva , conforme o educador Paulo Freire “Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda”. Nessa óptica, a educação a qual tem o papel de disseminar a aprendizagem sofre com as consequências dessa imoralidade ocasionando uma sociedade sem conhecimento no Brasil. Logo, existe vários alunos afetados devido essas complicações .
Portanto, faz-se imprescindível a tomada de medidas resolutivas quanto a corrupção política . Para isso ,compete ao Poder Judiciário, cuja função é julgar conflitos e garantir a proteção dos direitos da população, por intermédio das leis realizadas através do Poder Legislativo a fim de aplicar a diminuição das possibilidades de recursos em casos de acusações de corrupção. Por fim, com essas ações, pode-se ter governantes diferentes do citado por Montesquieu .
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.