Deve-se notar, que a dissemelhança populacional é uma das causas problemáticas do cenário. Segundo o sociólogo Émile Durkheim, a educação é um meio para viver em sociedade, haja vista que se cria uma noção de coletividade. Essa questão é pertinente, uma vez que a diferença social entre pobres e ricos também têm reflexo na educação, pois a educação oferecida pelo Governo às pessoas de baixa renda é, infelizmente, muito precária, concedendo poucas condições para concorrerem com os alunos das instituições privadas. Assim, faz-se necessário a existência das cotas para que um maior contingente populacional possa ser inserido nas universidades.
Outrossim, é importante ressaltar que a injúria racial é outro impasse muito grave no espaço da comunidade contemporânea como reforça o autor alemão. Sob esse viés, desde o século XVI o preconceito está presente na sociedade devido ao sistema de produção escravista. Nessa percepção, esse cenário vem impactando cada dia mais a sociedade, interferindo principalmente na questão educacional devido ao preconceito sofrido pela população negra. Diante desse quadro, as cotas raciais buscam sanar esse problema histórico, proporcionando ao afrodescendente o acesso à educação e a possibilidade de almejar novos postos acadêmicos.
Infere-se, portanto, que os impactos sofridos pelas cotas têm causas bem determinadas que devem ser combatidas quanto antes. A princípio, o Ministério da Educação deve estabelecer como meta intensificar a qualidade do ensino na rede pública, fornecendo melhor qualificação aos professores, com intuito de que atribua o mais adequado ensino aos alunos, a fim de que se finde a diferença entre a escola pública e privada. A outra ação precisa ser fomentada pelo Governo Federal para intensificar o sistema de cotas, aumentando o número estabelecido nas instituições para não haver essa diferença entre o sistema público e privado. Dessa forma, os estudantes ocorreriam de forma equalizada, não tendo um desequilíbrio. Com esses direcionamentos, os indivíduos, como advoga Marx, irão coexistir melhor socialmente com a existência de cotas.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.