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Por lais458
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O pensador alemão, Karl Marx, acredita que os indivíduos devem ser analisados conforme o contexto de suas situações sociais, já que produzem suas existências em grupo. Nessa lógica, torna-se pontual compreender que o inserimento das cotas como forma de ingresso às universidades públicas colaboram para equalizar o acesso no ensino superior. Com isso, esse processo é marcado e influenciado pela desigualdade social e o preconceito racial enraizado na população que corrobora para a necessidade da existência da do processo de cotas.
Deve-se notar, que a dissemelhança populacional é uma das causas problemáticas do cenário. Segundo o sociólogo Émile Durkheim, a educação é um meio para viver em sociedade, haja vista que se cria uma noção de coletividade. Essa questão é pertinente, uma vez que a diferença social entre pobres e ricos também é um reflexo na educação, pois as pessoas mais carentes não têm as mesmas oportunidades de ensino devido à defasagem do ensino público em relação ao particular. Paralelamente, isso se deve aos irrisórios investimentos nas instituições públicas, tendo como consequência um menor ingresso dos pobres nas universidades. Dessa forma, é indiscutível, então, reforçar e melhorar as verbas voltadas para as redes públicas.
Outrossim, é importante ressaltar que a injúria racial é outro impasse muito grave no espaço da comunidade contemporânea como reforça o autor alemão. Sob esse viés, desde o período colonial, o preconceito está presente na sociedade devido ao sistema de produção escravista. Desse modo, o equívoco eclode no erro de se acreditar que esse ponto não interfere na questão educacional. Entretanto, sabe-se que tal relato não pode ser confirmado, porque os maus tratos no século XVI geraram a segregação populacional e fez com que essa parcela ficasse isenta de formas de ensino favoráveis. Diante desse quadro, não se pode adiar o fortalecimento de medidas inclusivas dos negros na educação vigente.
Infere-se, portanto, que os impactos sofridos pelas cotas têm causas bem determinadas que devem ser combatidas quanto antes. A princípio, o Ministério da Educação deve estabelecer como meta intensificar a qualidade do ensino na rede pública, fornecendo melhor qualificação aos professores, com intuito de que possa atribuir o mais adequado ensino aos alunos, a fim de que se finde a diferença entre a escola pública e privada. A outra ação precisa ser fomentada pelo Governo Federal juntamente com a mídia, no sentido de aumentar as campanhas de conscientização contra o preconceito, para os negros poderem viver sem divergências socialmente. Com esses direcionamentos, os indivíduos, como advoga Marx, irão coexistir melhor socialmente com a existência de cotas.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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Por Felipe082
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#118733
Está muito boa a sua redação, @lais458. Só achei que as cotas ficaram em segundo plano nos parágrafos de desenvolvimento. Seria interessante estabelecer relações mais fortes entre as duas causas do problema e a necessidade de ações afirmativas.
Na C1, encontrei poucos desvios, então dei 160. Aliás, essa é a pontuação que eu deveria ter atribuído ao seu último texto. Já corrigi o meu erro.
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