Em primeira análise, o controle de dados é uma problemática que traz a tona a criação das “mentes fechadas”, isso acontece, pois a maneira que o conteúdo é exposto, varia conforme a preferência do internauta. Isso acontece porque o algoritmo é uma ferramenta que controla o que é mostrado na intenção de tornar a internet um lugar mais aconchegante e favorável de ser consumido.
Além disso, esses fatores colaboram para a existência de bolhas sociais, nas quais as pessoas são inseridas de maneira despercebida. Um exemplo disso são discussões geradas na internet a partir de um assunto, onde os envolvidos não renunciam seus ideais, que, na verdade, são somente falas já vistas em outro lugar, porém reescritas em outras palavras. A primeiro modo, isso parece inofensivo, mas afeta primordialmente no desenvolvimento do pensamento crítico do indivíduo, esse conforto gerado ao ver somente o que lhe é agradável, separa as pessoas da realidade.
Diante do exposto, percebe-se a necessidade de mudança dessa situação, que pode ser iniciada com uma providência da mídia com alerta dos riscos do controle que o algoritmo possui, e como isso pode afetar na vida virtual direto para a realidade. A informação seria mostrada previamente em anúncios no próprio feed, e para ser pautado com mais detalhes, seria necessário a criação de matérias abordando o tema a fundo. Assim, seria informado o risco ao usuário, dando a este a chance de evitar se manter preso no mesmo conteúdo diariamente, negando a alienação e a falsa ideia de liberdade virtual.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 173
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 173
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 147
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 133
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.