Avatar do usuário
Por Joseany
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#116684
Os povos indígenas valorizam os idosos de sua tribo dando a eles o nome de “pajé” um ser com grande sabedoria. A idealização de respeito presente no contexto histórico não tem se reverberado no território nacional, visto que, o sofrimento dos idosos é um grave problema intrínseco na realidade brasileira em virtude do abandono familiar. Nessa perspectiva, cabe a discussão sobre as consequências desse quadro.


Diante do exposto, é válido constatar que o abandono familiar prejudica os idosos brasileiros. No método socrático, elaborado por Sócrates, filósofo grego, um cidadão convida o outro para conversar de forma que haja troca de conhecimento entre ambos. Se perguntar a um ancião sobre suas condições de vida, tal qual no método, ele vai responder o quão deplorável é o abandono e a solidão. Isso acontece, muitas vezes, porque os familiares do cidadão trabalham muito ou estudam o dia todo, deixando o idoso sem assistência para realizar atividades básicas, desestruturando o físico e psicológico do indivíduo, por se sentir sozinho e desamparado. Desse modo, é importante abordar formas de mitigar esse panorama.  


Ademais, a situação de um idoso abandonado é lastimável. Consoante ao G1,a terceira idade é o novo público do Facebook, isto é, a população mais velha desacompanhada no ambiente doméstico procura alento nas redes sociais conversando com outras pessoas e consequentemente acaba sendo influenciada por postagens preconceituosas que dão a entender que o idoso é inválido para a sociedade, formando-se assim o Ideal de inutilidade vinculado às crises de depressão. Além disso, o público da terceira idade tende a perder a autoestima, pois, observa conteúdos estereotipados que o induzem a modificar a aparência, mediante plásticas para se adequar ao mundo moderno. Por isso, é importante acabar com esse Imbróglio.


Destarte, para minimizar a solidão e o abandono, deve o Estado investir na reforma de ambientes com profissionais para fiscalizar e ajudar o público idoso. Tal ação se concretizará através da organização de locais equilibrados como parques arborizados e áreas de lazer com espaço para arte, literatura e jogos. Dessa forma, quando os familiares estiverem no trabalho ou estudando, os anciãos estão interagindo entre si de forma humanizada em um local cultural.  Logo, teremos uma sociedade que valoriza os idosos semelhante aos indígenas, onde a necessidade de nublar a solidão por meios virtuais é retardada.

Vocês poderiam analisar, por favor!⁠♡

@Malik1209
@Mayra
@Higorvaz
@Tiago
@Kayokrys
@Samara102006
@geovana
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
3 Respostas 
335 Exibições
por Mylike
3 Respostas 
2628 Exibições
por Alunaaaamed
0 Respostas 
62 Exibições
por alunagabis
2 Respostas 
185 Exibições
por Onlymeee
4 Respostas 
160 Exibições
por Mylike
0 Respostas 
154 Exibições
por gabriely4572
0 Respostas 
77 Exibições
por ronaldjr
0 Respostas 
137 Exibições
por Allany1708
0 Respostas 
94 Exibições
por maysaasilvaa
DESVALORIZAÇÃO DO IDOSO NA SOCIEDADE
por RayaneSC    - In: Outros temas
4 Respostas 
255 Exibições
por RayaneSC

É previsto na Constituição Fe[…]

De acordo com a premissa da Lei LGPD, destaca-se q[…]

Pessoal

Meu nome é João Lucas Lopes Ferreira[…]

Pessoal

Meu nome é João Lucas Lopes Ferreira[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM