Esse assunto, se não explorado de forma incisiva e abundante, poderá trazer diversos malefícios não só as gerações futuras, mas também problemas a curto prazo.
Em nossa sociedade atual, ações dos seres humanos como a poluição, desmatamento, o consumo desemfreado mundial, estão cada vez mais destruindo e esgotando nossos recursos naturais, e assim trilhando um caminho de destruição e extinção.
No cenário atual, por mais que assustador, diversas entidades governamentais criam projetos que visam diminuir o impacto que o ser humano traz ao nosso planeta, como convenções da ONU, por exemplo a Rio-92, onde buscam por meio de ações coletivas a melhoria do nosso meio ambiente.
Entretanto, ações que mudam o mundo não são apenas ligadas ao meio ambiente, deve se lembrar qu esão necessárias ações que mudem a forma do indivíduo pensar e agir, tanto em relação ao nosso planeta quanto ao nosso semelhante, para que dessa forma, possamos gradativamente diminuir as desigualdades sociais existentes em nosso meio, como a social e a de genero e a racial, que geram impactos tão negativos quanto os impactos no meio ambiete.
Dessa forma, devemos nos atentar a ação individuais que impactam o coletivo, praticando a empatia e o amor ao próximo, como camapnhas para doações aos menos favorecidos, campanhas contra a homofobia e o preconceito racial. É também de suma importância que seja incentivado, por ações governamentais, em escolas, propagandas, ações que demonstrem o mal que nossas ações fazem ao mundo e aqueles que nele habitam, e indicar e ensinar tanto os mais novos quanto os mais velhos, formas de evitar esses comportamentos, e ações que beneficiem nossa sociedade como um todo, para que dessa forma as atitudes maléficas do passado sejam mudadas para ações que mudam o mundo para melhor.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada