Diante dessa conjuntura, é preciso analisar como a negligência estatal está intimamente ligada com o revés. Segundo o economista William Arthur Lewis, a educação nunca é despesa, mas sim investimento com retorno garantido. No entanto, no Brasil a ausência de investimentos na educação é muito grande, contribuindo com o aumento das pessoas que não sabem ler e nem escrever. Já que não é destinado recursos, como materiais para escolas, projetos públicos que ofereçam suporte necessário para esses indivíduos, nem para os profissionais da área. Sendo assim, a negligência para com essas pessoas um dos instigadores do óbice.
Ademais, nota-se que a segregação social também contribui para o impasse. De acordo com a Constituição Federal, todos possuem o direito ao acesso de uma educação de qualidade. Todavia, esse direito não é garantido, uma vez que muitos pessoas por não possuírem condições de vida suficiente, acabam desistindo de estudar, seja por não conseguirem transporte, materiais escolares, por terem que trabalhar para ajudar a família, em consequência tornam-se indivíduos não alfabetizados e desinformados. Logo, conseguir um emprego de boa remuneração e ter acesso a uma boa vida é muito pequena.
Portanto, é essencial que medidas sejam realizadas para reverter o problema. Cabe ao governo, órgão responsável por garantir os direitos dos cidadãos, destinar verbas e criar projetos sociais por meio de leis que deverão ser aprovadas com a finalidade de reduzir o elevado número de pessoas analfabetas no país. Além disso, deve também destinar recursos para auxiliar pessoas de baixa renda, que por não terem condições de continuar na escola acabam desistindo, para que assim os desafios relacionados com o analfabetismo no país possa ser mitigado no território nacional.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
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