Avatar do usuário
Por annaelisa31
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#114636
A constituição federal de 1988, norma de maior prestígio no brasil estabelece que o meio ambiente é um bem de uso comum do povo e deve ser protegido. Na atualidade, percebe-se que não há o cumprimento dessa garantia, principalmente no que diz respeito à mineração. No entanto, existem benefícios e malefícios dessa atividade, como: geração de empregos e deterioração do ambiente.

É relevante abordar, que desde a antiguidade a mineração tem sido principal fonte de atividade econômica exercida pelo homem, consistindo na extração de minérios. Essa atividade é uma das grandes responsáveis pela atual configuração da sociedade, visto que diversos produtos e recursos utilizados são provenientes, gerando também altos números de empregos. De acordo com o Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), foram criadas mais de 5,7 mil vagas entre os anos de 2021 e 2022, totalizando quase 205 mil empregos. Nesse sentido, observa-se que a mineração contribui com vários benefícios para a população.

Ademais, convém pontuar que os danos ambientais ocorrem também por boa parte da mineração, gerando assim maléficos. Segundo o ativista indiano Mahatma Gandhi, “A terra possui recursos suficientes para prover às necessidades de todos, mas não à
avidez de alguns”. Ao seguir essa linha de pensamento, à medida que os seres humanos evoluem o meio ambiente está sendo danificado de forma irresponsável. Desse modo, a ignorância contribui para a deterioração do ambiente.

Portanto, para que tal problematica possa se resolver, cabe ao Governo Federal -órgão de maior poder público- junto ao Ministério do Meio Ambiente, desenvolver mecanismos eficaz de fiscalização. Além disso, deve haver por parte da mídia, maior divulgação das questões ambientais, para que a população possa se conscientizar sobre como a mineração em excesso prejudica o ecossistema em tais áreas, a fim de que se evite catástrofes e principalmente impactos no meio ambiente. Feito isso, a sociedade estará de acordo com o que foi declarado no artigo 225 da Carta Magna brasileira.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
Benefício e maléficos da internet
por Frufru    - In: Outros temas
0 Respostas 
51 Exibições
por Frufru
0 Respostas 
93 Exibições
por Jasmyn
0 Respostas 
74 Exibições
por Jasmyn
0 Respostas 
122 Exibições
por jreis
1 Respostas 
60 Exibições
por Francisca57
2 Respostas 
214 Exibições
por Felipe082
0 Respostas 
210 Exibições
por Lulupanorama
6 Respostas 
266 Exibições
por mandenha
0 Respostas 
107 Exibições
por melogabxx
1 Respostas 
1140 Exibições
por analuisa777

besourokafka , Lyh0610 DaviHudson lais458[…]

Na efervescência cotidiana de nossa vida, n&[…]

A sociedade brasileira é muito estigmatizad[…]

De acordo com o filósofo Jean Paul Sarte, a[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM