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Por Frufru
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A UTILIZAÇÃO DA INTERNET: BENEFÍCIOS E MALEFÍCIOS

Nos tempos atuais conhecido como “a era da tecnologia”, percebe-se que a maioria das pessoas passam a maior parte do tempo na internet. Apesar dos benefícios que a internet pode trazer, como fazer compras sem sair de casa e conversar com parentes e amigos a distância, também traz seus malefícios.
A internet pode ser uma ótima ferramenta para o ser humano, se usada adequadamente. Para estudantes, por exemplo, pode servir de conhecimento e aprendizagem. Na sociedade atual, já não é mais preciso escrever cartas para aquele amigo distante. Hoje basta apenas enviar uma “mensagem” que receberá em segundos, ao contrário de uma carta que levaria semanas ou até meses. Com a internet, também pode fazer o pagamento de contas e faturas sem precisar sair de casa e enfrentar fila. Tudo isso e muito mais são os benefícios que a internet pode trazer.
Todavia, tudo usado ou consumido exageradamente há seus resultados maléficos.
Quando se usa a internet em excesso pode causar graves problemas à saúde como problemas oculares, auditivos e posturais, sedentarismo, problemas psicológicos e muito mais. Além dos problemas à saúde, a internet também tem seus perigos, como os golpes de lavagem de dinheiro, o bullying nas redes sociais, o vício em jogos online e dentre outros. Todos esses fatores citados são um risco principalmente para crianças e adolescentes, que passam a maior parte de seu tempo em redes sociais trazendo um outro problema, a adultização precoce.
Contudo, a internet é uma ferramenta que nos ajuda no dia a dia, facilitando nossas vidas um pouco. O que pode ser feito para combater os malefícios é controlar o uso da internet, usá-la com moderação. Os pais também devem monitorar seus filhos quando usarem a internet.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.

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