Nesse cenário, em primeiro plano, é preciso atentar para a limitação das oportunidades de emprego presente na questão. “O homem nasce bom, mas a sociedade o corrompe”, essa máxima, dita pelo filósofo iluminista Rousseau, representa uma característica atemporal e comportamental da sociedade moderna. Acerca disso, é vital lembrar na população que não possuem habilidades de leitura e escrita adequadas, elas têm mais dificuldades para encontrar empregos que exigem conhecimentos básicos de leitura e escrita, com a falta de políticas públicas para o combate ao analfabetismo funcional pode limitar ainda mais as oportunidades de emprego para essas pessoas, perpetuando um ciclo de pobreza e exclusão social. Assim, percebe-se a urgência de proporcionar oportunidades para esse grupo.
Outrossim, é importante ressaltar que, de acordo com o filósofo Immanuel Kant, o princípio da ética é agir de forma que essa ação possa ser uma prática universal. Conjuntamente, a falta de conscientização populacional sobre o assunto vai de encontro à ética Kantiana, na medida em que a leitura e a compreensão de textos são essenciais para acessar informações importantes, como notícias, orientações de saúde e assuntos sobre direitos e deveres. No entanto, as pessoas que têm dificuldade em ler e escrever podem ser excluídas dessas informações. Desse modo, os crimes virtuais no Brasil tornaram-se uma ocorrência prejudicial à ordem social.
Portanto, para que as ações vistas no livro "Ensaio sobre a Cegueira" não se tornem comuns no Brasil, o governo federal;órgão responsável pelo bem-estar e lazer da população, deve criar uma agenda econômica mais democrática, por meio da destinação de recursos para o analfabestismo funcional, a fim de reverter a desigualdade social que se instala na sociedade como dever político e social. Tal ação pode, ainda, investir na educação básica, no qual é fundamental a garantia que todas as crianças e jovens tenham acesso a uma educação de qualidade, que os prepare para o mundo do trabalho e para a vida em sociedade. Paralelamente, é preciso intervir sobre a lacuna de representatividade na questão. Dessa forma, essas intervenções poderiam resultar em uma sociedade melhor.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.