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Por Evayah
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Habitualmente o cotidiano é corriqueiro, cheio de compromissos e horários a se cumprir: o metrô que um funcionário precisa para chegar ao local de trabalho, ou o ônibus que passa num determinado horário para que a pessoa não chegue atrasada para uma aula são poucos dos exemplos que prendem os ser humano contemporâneo numa corrida contra o ponteiro do relógio.

A cultura da urgência, caracterizada por hábitos apressados e tarefas sobrepostas umas as outras, foi instalada na vida de muitos brasileiros que, acreditam que o agora é o que somente importa, e que o tempo é inssuficiente. Esse fenômeno pode ser explicado com a chegada de redes sociais como o Tiktok, que oferecem conteúdos variados, por vídeos extremamente curtos disponíveis na palma da sua mão, e com muita facilidade. O psicólogo Claudio Paixão explica que, essa rede de informação imediata, além de modificar a forma como os indivíduos percebem o tempo, ela causa um desejo por realizar um aglomerado de tarefas, objetivos, e muitas outras coisas, se não ao mesmo tempo, de forma rápida.

Dessa forma, as pessoas criam um padrão inalcançável em diversas áreas do seu cotidiano, causando uma pressão eu um stress tão intenso que, caso não consigam acompanhar esse padrão, desenvolvem doenças e transtornos psicológicos como depressão, ou ansiedade. Afinal, sentem a urgência de tomar decisões, mas ao mesmo tempo, se sentem inseguras em errar na escolha e se arrependerem depois, acorrentando o sujeito a uma vida a qual, as frustrações, que poderiam levar a um aprendizado, o estopim para seus ´piores pesadelos.

É necessário, portanto, que os responsáveis por redes sociais, que principalmente, oferecem informações rápidas, conscientizem seu usuários, e procurem tomar medida em seus próprios aplicativos para que, pelo menos na internet, a vida das pessoas desacelere.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 40

Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio precário da modalidade escrita formal da língua portuguesa, de forma sistemática, com diversificados e frequentes desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. A redação, neste nível, é elaborada com estruturas linguísticas rudimentares, que, embora se configure minimamente como um texto, apresenta graves problemas de pontuação, de grafia e de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão, ou seja, com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido a partir de considerações próximas ao senso comum ou muito próximas do que foi proposto nos textos motivadores, sem progressividade, ou ainda o texto apresenta domínio precário do tipo textual exigido, com poucas características de uma dissertação, ainda que se reconheça o tema proposto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 40

Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante não articula as partes do texto ou as articula de forma precária e/ou inadequada, apresentando graves e frequentes desvios de coesão textual. Na redação enquadrada neste nível, há sérios problemas na articulação das ideias e na utilização de recursos coesivos: frases fragmentadas; frase sem oração principal; períodos muito longos sem o emprego dos conectores adequados; repetição desnecessária de palavras; não utilização de elementos que se refiram a termos que apareceram anteriormente no texto.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 0

Você não atingiu os critérios definidos na Competência 5. O participante não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto.

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