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Por arzanihugo
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Na música "Dormi na Praça" da dupla sertaneja Bruno e Marrone a ação descrita no verso "Eu dormi na praça pensando nela..." só é possível decorrente de uma arquitetura humanizada presente nos bancos da praça. De maneira análoga a isso, há arquitetura hostil e desumanidade: um cenário de imediatismo opressivo frente à marginalização no Brasil. Nesse prisma destacam-se dois aspectos importantes: a ineficiência legislativa e a segregação vinculada a aporofobia.
Em primeira análise, evidencia-se a ineficiência legislativa. Sob essa ótica, tem-se a obra "O Cidadão de Papel" do escritor brasileiro Gilberto Dimenstein, onde ele contesta a maneira como as pessoas têm acesso as leis no Brasil pontuando que muitas vezes direitos ficam apenas no plano teórico e não vão à real prática. Dessa forma, a lei Padre Júlio Lancellotti que visa a promoção de conforto, abrigo, descanso, bem-estar e acessibilidade em espaço públicos e veda a utilização de técnicas construtivas hostis que tenham como objetivo ou resultado o afastamento de pessoas, passa a ser ineficiente e desconsiderada diante do cenário arquitetônico urbano hostil.
Além disso, é notória a segregação vinculada a aporofobia. Desse modo destacam-se dados do IPEA 2022 em que "a população em situação de rua supera 281,4 mil pessoas no Brasil". Consoante a isso, há como principais vítimas da arquitetura desumanizada, presente em grandes centros urbanos, as pessoas em situação de rua que buscam conforto e descanso mas acabam sendo segregadas e marginalizadas.
Depreende-se portanto a adoção de medidas que venham a conter a arquitetura hostil e desumanidade: um cenário imediatista opressivo à marginalização sociourbana no Brasil. Dessa maneira, cabe ao poder judiciário junto a prefeituras, fazer com que a lei Padre Júlio Lancellotti, que veda a utilização de técnicas construtivas hostis, seja executada, por meio de multas, notificações e remoção de hostilidades arquitetônicas, a fim de que pessoas vulneráveis e com necessidades de conforto e descanso não sejam marginalizadas. Somente assim, a arquitetura hostil será contida e proibida.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

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Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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