Em primeira análise, vê-se que a implementação de políticas higienistas agrava o problema em questão. Por exemplo, durante as olimpíadas de 2016 sediadas pelo Brasil, inúmeros sem-teto foram impedidos de se abrigarem em espaços públicos devido a uma ação de "limpeza" das zonas comunitárias com a finalidade de harmonizar o ambiente para a recepção de estrangeiros nesses ambientes. Inquestionavelmente, a atitude revela uma desaprovação da alta sociedade e dos governantes quanto a parcela indigente da população. Então, faz-se mister a reformulação dessa concepção errônea.
Outrossim, cabe salientar que a negligência estatal é a síntese do dilema. Segundo a Constituição Federal de 1988, é garantido ao residente no país a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à segurança e à propriedade. Entretanto, essa legislação não é efetiva na prática, evidenciando a despreocupação do estado quanto ao ato de assegurar esses direitos. A inconstitucionalidade praticada pelo estado e a permissibilidade do estilo arquitetônico hostil contribuem para o cenário problemático presente.
Verifica-se então a necessidade de abolir essa forma de opressão. Para isso, faz-se imprescindível a necessidade do Estado de atentar-se ao dilema, através da análise da realidade dos habitantes desamparados e por meio de programas de habitação, dê a população sem-teto o devido direito de ter uma moradia digna. Fazendo assim com que a realidade do passado do Brasil, não se repita no presente.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.