Segundo a Federação Nacional de Bancos (Fenaban) quase 35% da população do Brasil gasta mais do que recebe. Esses números mostram que existe uma grande diferença entre a renda média dos brasileiros e a média dos gastos necessários para se ter uma vida digna. E como resultado, 78% das famílias do Brasil possuem alguma dívida em aberto, refletindo no aumento da inadimplência, nas restrições e nos custos ao acesso ao crédito, e assim, afetando a recuperação da economia brasileira.
Outro dado importante divulgado pela Fenaban foi que somente um em cada cinco brasileiros poderiam conseguir suportar uma despesa inesperada assim é possível notar que a sociedade não possui o correto conhecimento sobre como gerir receitas e gastos pessoais, dificultando ainda mais o processo de recuperação financeira. Então, a fim de ajudar as pessoas em situação de endividamento e fomentar a educação e a inteligência financeira, algumas instituições bancárias e não bancárias, como o Banco do Brasil e o Serasa, incentivam o uso consciente do dinheiro e facilitam acordos para sanar dívidas.
Diante do exposto, é possível perceber que apesar dos fatores econômicos a sociedade brasileira é necessitada de conhecimentos sobre como administrar finanças pessoais. Portanto, a educação financeira deve ser fomentada e deve ser englobada como um tópico de importância dentro do sistema educacional brasileiro.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.