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Por RaphaelRamos
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#114074
O Brasil está passando por um momento delicado em relação à economia e ao balanço fiscal. Esse fato é um reflexo da situação financeira das famílias brasileiras, as quais, além de sofrerem com a diminuição do poder de compra real acabam sendo afetadas pela carência de educação e inteligência financeira.
Segundo a Federação Nacional de Bancos (Fenaban) quase 35% da população do Brasil gasta mais do que recebe. Esses números mostram que existe uma grande diferença entre a renda média dos brasileiros e a média dos gastos necessários para se ter uma vida digna. E como resultado, 78% das famílias do Brasil possuem alguma dívida em aberto, refletindo no aumento da inadimplência, nas restrições e nos custos ao acesso ao crédito, e assim, afetando a recuperação da economia brasileira.
Outro dado importante divulgado pela Fenaban foi que somente um em cada cinco brasileiros poderiam conseguir suportar uma despesa inesperada assim é possível notar que a sociedade não possui o correto conhecimento sobre como gerir receitas e gastos pessoais, dificultando ainda mais o processo de recuperação financeira. Então, a fim de ajudar as pessoas em situação de endividamento e fomentar a educação e a inteligência financeira, algumas instituições bancárias e não bancárias, como o Banco do Brasil e o Serasa, incentivam o uso consciente do dinheiro e facilitam acordos para sanar dívidas.
Diante do exposto, é possível perceber que apesar dos fatores econômicos a sociedade brasileira é necessitada de conhecimentos sobre como administrar finanças pessoais. Portanto, a educação financeira deve ser fomentada e deve ser englobada como um tópico de importância dentro do sistema educacional brasileiro.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

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Por RaphaelRamos
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#114075
Boa tarde, comunidade
Eu sei que são muitas todos os dias, mas ficaria muito feliz se alguém conseguisse corrigir a minha redação. :lol:

Obrigado Galera!!!!!
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Por Samara102006
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#114239
oii @RaphaelRamos , vou pontuar brevemente coisas que observei em sua redaçao, sinta-se a vontade para discordar <3
RaphaelRamos escreveu:O Brasil está passando por um momento delicado em relação à economia e ao balanço fiscal. Esse fato é um reflexo da situação financeira das famílias brasileiras, as quais, além de sofrerem com a diminuição do poder de compra real acabam sendo afetadas pela carência de educação e inteligência financeira.

Senti falta de um repertório no início da introdução, como também a apresentação de duas problemáticas referentes aos tema


Segundo a Federação Nacional de Bancos (Fenaban) quase 35% da população do Brasil gasta mais do que recebe. Esses números mostram que existe uma grande diferença entre a renda média dos brasileiros e a média dos gastos necessários para se ter uma vida digna. E como resultado, 78% das famílias do Brasil possuem alguma dívida em aberto, refletindo no aumento da inadimplência, nas restrições e nos custos ao acesso ao crédito, e assim, afetando a recuperação da economia brasileira.

Há repertórios pertinentes, mas sua argumentação não está muito clara para o leitor.


Outro dado importante divulgado pela Fenaban foi que somente um em cada cinco brasileiros poderiam conseguir suportar uma despesa inesperada assim é possível notar que a sociedade não possui o correto conhecimento sobre como gerir receitas e gastos pessoais, dificultando ainda mais o processo de recuperação financeira. Então, a fim de ajudar as pessoas em situação de endividamento e fomentar a educação e a inteligência financeira, algumas instituições bancárias e não bancárias, como o Banco do Brasil e o Serasa, incentivam o uso consciente do dinheiro e facilitam acordos para sanar dívidas.

Orações muito longas pode deixar o seu texto muito confuso, tente utilizar a pontuação ao seu favor para contribuir com a coerência da sua redação. E mais uma vez sua argumentação apresenta falhas :/


Diante do exposto, é possível perceber que apesar dos fatores econômicos a sociedade brasileira é necessitada de conhecimentos sobre como administrar finanças pessoais. Portanto, a educação financeira deve ser fomentada e deve ser englobada como um tópico de importância dentro do sistema educacional brasileiro.

Não há o detalhamento da sua proposta. Quem irá fomentar a educação financeira? Por meio de que? Como? Com que finalidade?
Dicas :

- Estude mais sobre o fomato dissertativo argumentativo e suas competências.
- Organize suas ideias antes de começar a escrever.
- Estude sobre como desenvolver a conclusão.
- Leia outras redações
- Pesquise sobre como aperfeiçoar sua argumentação
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