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Por Lu1515
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#113566
Segundo o geógrafo Milton Santos, “A sociedade parece considerar que há um lugar predeterminado, lá em baixo, para os negros”. Observa-se que apesar de o Brasil ser um país miscigenado, transcorre um grave racismo estrutural. As cotas são uma medida para tentar reparar as disparidades existentes em nossa nação, assegurando o acesso a universidades de grupos desfavorecidos, por diversos fatores como preconceito racial e baixa renda. Neste contexto, é muito discutida a violação à meritocracia e a autêntica eficiência desse sistema.

Primordialmente, a meritocracia é o indivíduo prosperar sem intervenções da sociedade. Há quem afirme que o vestibular deveria avaliar o indivíduo de acordo com seu desempenho e capacidade. Logo as cotas violariam esse sistema, ao facilitar o acesso de um grupo em detrimento de outro. Todavia, ao se falar em meritocracia, para haver validade, deve-se ter as mesmas oportunidades a todos, situação longe da realidade do Brasil. As cotas sociais são direcionadas a alunos de escolas públicas com renda limitada, afinal os estudantes de instituições privadas possuem clara vantagem, porque infelizmente o ensino público é precário no cenário atual. Estatísticas do IBGE afirmam que o Brasil tem 244 mil jovens fora da escola, por questões como falta de incentivo - do Estado e família - e situação econômica desfavorável, obrigando-os a trabalhar para ajudar os parentes. Dessa maneira, percebemos que as cotas são uma medida para tentar igualar essa “competição”.

Diante disso, pode ser questionada a eficiência das cotas a curto e longo prazo. As cotas são importantes por incluírem a população preta, parda e indígena nas universidades, além de deficientes e alunos de baixa renda. Possuímos dívida histórica para com os afrodescendentes por anos de exploração, além da discriminação longínqua vivenciada pela população negra. No entanto, embora seja uma ótima solução a curto prazo, não deve ser uma medida permanente. O ideal seria acabar com as disparidades sociais, obviamente esta solução é muito longa, e para isso precisaríamos acabar com preconceitos difundidos na sociedade e qualificar o ensino público.

Conclui-se que as cotas são essenciais na atualidade, mas outras medidas devem ser tomadas para excluir a segregação existente. O Governo deve promover palestras para jovens em escolas sobre o racismo, o respeito ao próximo e as diferenças. Conforme Milton Santos, “A força da alienação vem quando apenas conseguem identificar o que os separa e não o que os une.” A mudança começa com a conscientização, visto que não se nasce preconceituoso.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

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Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

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Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

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Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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