Em primeira análise, destaca-se o fácil acesso ao crédito como dos perigos para a população. De acordo com, Thomas Sowell, renomado economista americano, “quando você quer ajudar as pessoas, conte a verdade, porém se quiser benefícios próprios, diga o que querem ouvir”. Sob essa óptica, Contestam-se as atitudes dos bancos, que buscam o lucro a longo prazo, em disponibilizar cada vez mais financiamentos através de comerciais os quais influenciam os usuários pelas belas propagandas. Analisando esse aspecto, a sociedade é iludida com comerciais revolucionários e enganadores que levam os cidadãos á inadimplência por um longo tempo acarretando no endividamento em massa dos brasileiros.
Posteriormente, compreende-se a falta de conhecimentos financeiros como um dos principais obstáculos para o desenvolvimento. Segundo Imannuel Kant, filósofo iluminista, é no problema da educação que se assenta o aperfeiçoamento da humanidade”. Nesse contexto, aponta-se o descaso das autoridades no que concerne ao ensino público, já que os jovens não foram instruídos sobre conhecimentos essenciais para a sociedade contemporânea, como por exemplo: Atualidades do mercado financeiro, técnicas de vendas, técnicas bancárias, entre outros. Em resumo, a ausência desses ensinamentos acarreta em uma sociedade inadimplente.
Sendo assim, é urgente a discussão sobre o endividamento como obstáculo para o desenvolvimento nacional. Primordialmente, constata-se o desleixo das autoridades relativo ás legislações referentes ao uso adequado e moderado das propagandas bancárias, assim como a ausência de educação financeira. Portanto, torna-se fundamental o alinhamento de políticas públicas abrangendo esses aspectos, pois espera-se uma postura firme e consciente do Ministério da Economia divulgando por meio das rádios, da televisão, das redes sociais, sobre os perigos do crédito fácil.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.